Os primeiros 34 voluntários que participam, em Genebra, Suíça, num ensaio clínico de uma vacina experimental canadiana contra o vírus Ébola toleraram bem a injeção, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Hospital Universitário de Genebra.
«Até agora, não foram observados efeitos secundários graves e as injeções desencadearam respostas inflamatórias que eram esperadas, com intensidade de leve a moderada», indicou a nota do Hospital Universitário de Genebra (HUG), referindo ainda que estas reações duraram cerca de dois a três dias.
Desde 10 de novembro, os 34 voluntários recebem uma injeção da vacina, ou uma injeção de placebo. As injeções vão ser ministradas até ao início de 2015, indicou o hospital, com 15 voluntários por semana.
Esta vacina experimental, chamada VSV-ZEBOV, está a ser também testada clinicamente nos Estados Unidos, no Canadá, na Alemanha e no Gabão. Os ensaios clínicos devem começar em breve no Quénia.
Em Genebra, os ensaios deverão ser realizados num total de 115 voluntários.
A 28 de novembro, havia 2.155 casos de Ébola na Guiné-Conacri, com 1.312 mortos, 7.635 casos na Libéria, com 3.145 mortos, e 7.109 na Serra Leoa, com 1.530 vítimas mortais.