Vasco Cordeiro vai ser recebido por Cavaco Silva na próxima segunda-feira. Uma audiência em Belém com tema único na agenda: a redução da presença norte-americana na Base das Lajes.
Há uma semana, em reação ao anúncio de Washington, o presidente do governo regional dos Açores anunciou que ia pedir audiências, com caráter de urgência, ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da República.
Questionada esta manhã pela TSF, a presidência confirma que Cavaco Silva vai receber o presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, na próxima segunda-feira, ou seja, no primeiro dia útil de trabalho depois de o presidente regressar da visita a Moçambique.
Há pouco mais de uma semana, o embaixador dos Estados Unidos anunciou a decisão: uma redução de 650 para apenas 165 militares e civis norte-americanos nas Lajes até ao final deste ano.
Fonte oficial da presidência sublinha que este é um dossier que tem estado a ser gerido pelo governo, mas que é também, naturalmente, uma matéria que o Presidente acompanha.