Saúde

Problemas no Garcia de Orta resolvidos nos próximos dias, garante ministro

Paulo Macedo durante a visita Hospital de São João, no Porto Lusa/Estela Silva

O ministro da Saúde prevê para os próximos dias a solução dos problemas que levaram à demissão dos chefes das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada. Paulo Macedo aproveitou para elogiar os que não se demitem.

Paulo Macedo revelou algumas das medidas que vão ser tomadas pela administração do hospital em coordenação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

«Resolver os casos sociais, ou seja, as pessoas que não têm indicação clínica não estarem a ocupar camas, e essa parte a informação que o conselho de administração deu é que durante estes dias foi resolvida ou estava a resolver-se. Um segundo aspeto é resolver os casos dos doentes que têm indicação clínica para cuidados continuados e não para permanecer nos hospitais. E também, se for necessário, o desvio de doentes para outros hospitais», explicou o ministro.

Paulo Macedo sublinhou que os problemas serão resolvidos «nos próximos dias, entre hoje e o fim de semana ou início da próxima semana».

O ministro da Saúde elogiou ainda os que não se demitem e não desistem. A mensagem passou por irónica no dia em que as notícias estão voltadas para a demissão dos chefes das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

«Queria deixar aqui uma palavra de muito respeito por quem tem que dirigir e chefiar nestas épocas e nestas alturas difíceis, porque é muito mais fácil esses responsáveis voltarem a exercer a sua medicina e abdicarem das suas responsabilidades», afirmou Paulo Macedo aos jornalistas durante uma visita ao Hospital de São João, no Porto.

Redação