Política

PS quer voltar a ouvir Portas no parlamento sobre vistos "gold"

Paulo Portas Global Imagens

O PS pediu hoje a presença do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas para se pronunciar sobre o relatório acerca dos vistos "gold" elaborado pela Inspeção-Geral da Administração Interna.

No requerimento, hoje entregue na Comissão de Economia e Obras Públicas, os socialistas consideram que vale a pena ouvir o que o vice-primeiro-ministro tem a dizer sobre o relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna.

Desse relatório, solicitado pela ministra Anabela Rodrigues, o PS destaca expressões como «desorganização», «incumprimento de regras» e críticas ao funcionamento do grupo de acompanhamento à concessão de vistos "gold".

Em declarações aos jornalistas, o deputado socialista Rui Paulo Figueiredo defendeu que o «vice primeiro-ministro deve vir explicar aquilo que correu mal, porque é que não funcionou esse acompanhamento político, qual é o caminho para o futuro, se há vistos que foram mal concedidos e se há requerentes que foram prejudicados».

Os socialistas recordam que Paulo Portas tinha considerado «desnecessária» a realização de uma auditoria - que acabou por concretizar-se - e querem que o vice-primeiro-ministro regresse ao parlamento para explicar o que para o PS foi «uma incompetência da tutela» no processo de concessão destes vistos.

Portas esteve no parlamento a falar sobre este assunto em novembro passado.

Na resposta, o "vice" da bancada centrista Hélder Amaral já veio dizer que a maioria PSD/CDS vai chumbar o requerimento do PS mas assegura que o vice-primeiro-ministro irá ao parlamento discutir as alterações legislativas àquela matéria.