A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) determinou o levantamento da suspensão da negociação das ações do Banco BPI e do Banco Comercial Português (BCP), uma vez que já recebeu das duas entidades a informação relevante que solicitou.
O supervisor anunciou em comunicado ter levantado a suspensão da negociação dos títulos dos dois bancos «por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão», isto, menos de uma hora depois de ter anunciado a suspensão dos mesmos «até à divulgação de informação relevante».
Quer o BCP, quer o BPI, já emitiram comunicados públicos confirmando que receberam uma carta da empresária angolana Isabel dos Santos, em nome da Santoro Finance, a propor uma fusão com o BPI.
Após ter sido retomada em bolsa a negociação de ambos os papéis, o BPI segue a crescer 7,57% para 1,463 euros e o BCP sobe 4,44% para 0,0871 euros.
Uma tendência que se verificava já antes de a CMVM ter anunciado a suspensão da negociação das ações dos dois bancos, quando o BPI liderava os ganhos do índice principal da bolsa de Lisboa, o PSI20, ao ganhar 6,76% para 1,452 euros e o BCP avançava 5,04% para 0,0876 euros. Na sessão de segunda-feira, as ações do BPI fecharam a ganhar 0,76% e o BCP subiram 0,24%.