Empresas

TAP: Executivo recebe na próxima semana conclusões sobre as 3 propostas de privatização

Arquivo/Global Imagens

A Parpública, gestora das participações públicas, tem até sexta-feira para entregar ao Governo um relatório sobre propostas de compra da TAP. O Governo confirmou que são três.

Em comunicado, a Parpública informou hoje que "a análise das propostas apresentadas" hoje será "um processo feito num prazo de cinco dias úteis (...), findo o qual será entregue ao Governo o relatório com as respetivas conclusões".

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirmou hoje que o executivo recebeu três propostas vinculativas para a compra da TAP, não podendo ainda revelar contudo quem as formalizou.

Até às 17:00, prazo final, chegaram "três propostas concorrentes" para a compra de até 66% da TAP, sublinhou Sérgio Monteiro em conferência de imprensa no ministério da Economia, em Lisboa.

"Ao abrigo de acordos de confidencialidade" não podem ser revelados os nomes que vão a jogo para a compra da TAP, sendo que fontes ligadas ao processo de privatização confirmaram à Lusa que os empresários David Neeleman, Gérman Efromovich e Miguel Pais do Amaral apresentaram propostas para a aquisição da transportadora.

"Este dia representa a esperança para a empresa, trabalhadores e país. A esperança de ver uma TAP a crescer, uma TAP com capital, com condições de concorrer com os seus pares a nível europeu", vincou Sérgio Monteiro, que falava aos jornalistas ladeado pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.

O Governo decidiu em novembro relançar a privatização de até 66% do grupo liderado por Fernando Pinto, suspensa em 2012, altura em que apenas o empresário German Efromovich apresentou uma proposta, recusada por falta de garantias bancárias.

Na quinta-feira, o ministro da Economia, António Pires de Lima, admitiu que a decisão sobre os candidatos à privatização da TAP poderá estar concluída até final deste mês, com o objetivo de concluir o processo ainda no primeiro semestre.