Empresas

Governo vai abrir fase de negociações com candidatos à compra da TAP

TAP Reuters/Paulo Whitaker

Um dia depois de a TAP ter enviado o parecer sobre os candidatos à segunda fase da privatização da companhia aérea, o Conselho de Ministros deve aprovar hoje a abertura de uma fase de negociações com os candidatos.

No briefing vão estar o ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

As propostas apresentadas por David Neeleman, fundador da Azul, Germán Efromovich, dono da Avianca, e Miguel Pais do Amaral à privatização da TAP foram explicadas hoje aos membros do Governo, durante o Conselho de Ministros.

Por esclarecer está se o Governo pretende excluir já alguma das propostas da negociação ou se pretende realizar a fase de negociações com os três candidatos.

Ontem, a TAP entregou o relatório à Parpública, a holding estatal que controla as ações da TAP, sobre o plano estratégico apresentado pelos três candidatos à compra da companhia aérea.

A Parpública tem agora de avaliar a componente financeira das ofertas de David Neeleman, Germán Efromovich e Miguel Pais do Amaral e classificar as propostas. Este documento é indicativo, não tem um caráter vinculativo.

De acordo com o caderno de encargos, o Governo podia decidir em Conselho de Ministros a escolha do vencedor da privatização da TAP ou, em alternativa, avançar para uma fase negocial.

Na segunda-feira, o secretário Estado dos Transportes disse que o Governo está "determinado" a "encerrar rapidamente" o processo de privatização da TAP.