Saúde

Sindicato fala em forte adesão à greve de médicos no IPO/Porto

Global Imagens/Arquivo

A greve de dois dias dos médicos do IPO-Porto, que começou hoje, está a ser "bastante participada". A garantia é do Sindicato dos Médicos do Norte.

A greve de médicos do IPO do Porto está a ter uma forte adesão, apesar de ainda não haver números oficiais, a afirmação é do Sindicato dos Médicos do Norte.

A greve decretada foi convocada para protestar contra a ilegalidade de os médicos "continuarem impedidos de cumprir o descanso compensatório, após o trabalho noturno".

De acordo com o sindicato, esta situação obriga os clínicos a trabalharem "pelo menos 30 horas seguidas, colocando em risco a saúde e segurança dos doentes oncológicos", mas, em declarações recentes à Lusa, a administração do Instituto de Oncologia do Porto considerou esta paralisação "inoportuna e injustificada".

A organização semanal de trabalho, nomeadamente a atribuição da jornada contínua, "inadequadamente" aplicada na instituição e o alegado "clima persecutório e intimidatório" que se vive no IPO do Porto motivaram também esta paralisação.

Redação