Segurança

Subcomissário da PSP de Guimarães suspenso por três meses

DR/CMTV

O Ministério da Administração Interna suspendeu por 90 dias o subcomissário Filipe Silva, envolvido nos incidentes de Guimarães em maio passado, e instaurou-lhe um processo disciplinar por infrações como violação dos deveres de correção e zelo.

Filipe Silva foi filmado a agredir um adepto de futebol, que estava acompanhado de dois filhos, no exterior do estádio de Guimarães e no dia em que o Benfica se sagrou campeão nacional.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) diz que a ministra determinou o arquivamento do processo em relação ao agente Carlos Alberto Lima da Cunha e a instauração de processo disciplinar ao subcomissário Filipe Macedo da Silva, a quem foi decretada a suspensão preventiva pelo período de 90 dias.

Os incidentes aconteceram no dia 17 de maio nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Em causa estão as imagens registadas pela Correio da Manhã TV, em que se vê o subcomissário da PSP de Guimarães, Filipe Silva, a agredir à bastonada um adepto do Benfica, que estava acompanhado pelo pai e pelos dois filhos menores.

O adepto foi detido, tendo o subcomissário escrito, no auto de detenção, que o arguido o ameaçou e cuspiu-lhe na cara. Uma versão dos acontecimentos que foi desmentida pelo adepto.