Mundo

Grécia começa a ter falta de comida e medicamentos

Marko Djurica/Reuters

O jornal britânico "The Guardian" publicou esta sexta-feira um artigo onde diz que começa a haver problemas de abastecimento de comida e de medicamentos essenciais na Grécia e fala numa economia à beira do colapso.

O jornal "The Guardian" fala, por exemplo, no açúcar e na farinha que estão a esgotar.

No caso da saúde, alguns farmacêuticos ouvidos pelo jornal britânico dão o exemplo de um medicamento para tratar a tiróide e dizem que se não houver mudanças nos próximos tempos, esperam-se mais problemas de abastecimento na próxima semana.

Um problema que afeta Atenas, mas também outras partes do território grego, como as ilhas de Mykonos e Santorini que já deram conta da falta de alimentos essenciais.

O problema é que metade do abastecimento de comida e medicamentos vem do estrangeiro e com a proibição de transferências bancárias, as empresas não conseguem pagar aos fornecedores.

Para além disso, há também muitos turistas a cancelar viagens.

Os bancos quase não têm dinheiro para o fim de semana, têm uma reserva de mil milhões de euros - 90 euros por cada grego, pelas contas do Guardian. As instituições financeiras gregas pedem ajuda imediata ao Banco Central Europeu (BCE) para segunda-feira.

Por tudo isto, o jornal "The Guardian" diz que a economia da Grécia está à beira do colapso.