Economia

De 0 a mais de 100 euros, quanto pode receber da sobretaxa do IRS

Portal e-fatura

Simulação do eventual Crédito Fiscal da Sobretaxa revela que quem ganha 800 euros brutos por mês poderá receber 17 cêntimos. Quem ganha 1.000 chegará aos 18 euros.

Apesar das críticas da oposição, o Governo disponibilizou no site das Finanças, na página de cada contribuinte, um simulador que permite saber quanto é que cada um pode receber se as contas atuais se mantiverem e, no final do ano, a sobretaxa do IRS descer mesmo de 3,5% para 2,8%.

Cada caso é um caso, mas a TSF fez algumas simulações. Contudo, é preciso dizer que grande parte dos contribuintes não paga IRS porque não tem rendimentos para isso. Razões que levam a que, nas simulações feitas, quem ganhe o Salário Mínimo Nacional (515 euros) ou mesmo 600 ou 700 euros, não receba nada através do previsível crédito fiscal.

A simulação disponível pelo fisco revela que os ganhos só começam se um solteiro, sem filhos, ganhar 800 euros brutos por mês. Mas, mesmo assim, será um reembolso mínimo: 17 cêntimos ao fim de um ano de descontos.

Para quem ganha 900 euros por mês (próximo do salário médio em Portugal) o valor sobe para quase 10 euros no fim do ano, número que sobe para perto dos 18 euros se o contribuinte tiver um ordenado de 1.000 euros mensais.

Naturalmente, os reembolsos são maiores para quem ganha mais: os salários de 1.500 euros terão um crédito fiscal de 65 euros; e os de 2.000 euros receberão 110 euros.

Os valores antes apresentados referem-se sempre a simulações feitas para uma pessoa solteira e sem filhos. Contudo, os resultados das contas feitas pela TSF no site das finanças são muito semelhantes se no simulador colocarmos um contribuinte casado ou a viver em união de facto e que tenha um filho como dependente.