Economia

Seat Portugal suspende venda de 50 automóveis com motor diesel

Wolfgang Rattay/ Reuters

A Seat Portugal decidiu suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em 'stock' com o motor EA189. Em causa o software suspeito de alterar o valor das emissões de gases poluentes.

A notícia foi avançada pelo Diário Económico no seu 'site' ao início da tarde, depois de o fabricante automóvel espanhol Seat ter divulgado hoje que a nível global vendeu cerca de 700 mil carros a diesel com o motor EA189 e cumpridor da norma Euro 5, equipados com o 'software' que falsifica os resultados dos testes antipoluição, segundo explicou um porta-voz da marca.

A TSF já contactou a Seat Portugal. A diretora de comunicação da empresa espanhola confirma que a marca decidiu suspender a venda dos carros equipados com o motor "EA 189", o motor que inclui o software suspeito de alterar resultados das emissões.

A Seat explica que até a Volkswagen ter a confirmação de que estes motores estão, ou não, a cumprir as regras europeias, os carros não serão vendidos. A empresa afirma que são 50 unidades.

Quanto aos carros que estão equipados com motores certificados para a norma EURO 6, veículos mais recentes, a empresa garante que esses não incluem o software suspeito.

A Volkswagen admitiu, na semana passada, que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com dispositivos que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.

Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.