Política

Valadas da Silva é o novo presidente do IEFP

Adelino Meireles / Global Iimagens

O atual quadro do Instituto do Emprego e Formação Profissional assume funções na presidência do organismo a 14 de junho. "Não é um boy", garante o ex-ministro Bagão Félix

O Governo nomeou hoje António Valadas da Silva para presidente do conselho diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que assumirá funções a partir de 14 de junho "em regime de substituição".

António Valadas da Silva tem 62 anos, é licenciado em Direito e quadro superior do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Trabalhou como conselheiro na representação de Portugal na União Europeia, foi adjunto do ministro do Trabalho ente 1998 e 200, vice-presidente e presidente do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu e tem experiência na gestão de fundos comunitários.

Em comunicado, o ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social "realça o vasto curriculum profissional e académico deste novo dirigente, sempre ligado às áreas do trabalho, emprego, assuntos sociais e formação profissional, tanto a nível nacional como internacional" sublinhando que Valadas da Silva é, desde 1985, quadro superior do instituto que agora vai liderar.

Ouvido pela TSF, Bagão Félix, que foi ministro do Trabalho e Segurança Social quando Valadas da Silva presidiu ao Instituto que geria o Fundo Social Europeu garantiu que o quadro do IEFP é competente e "não é um boy".

A nomeação de Valadas da Silva ocorre depois de, a 18 de maio, o anterior presidente do IEFP, Jorge Gaspar se ter demitido do cargo sem que fossem conhecidas as razões do abandono.