Sociedade

Sindicato dos funcionários do SEF diz que houve falha de segurança no aeroporto

Gonçalo Villaverde/Global Imagens

No sábado, quatro argelinos forçaram a entrada na pista. A ministra da Administração Interna diz que o protocolo de segurança foi cumprido, mas o sindicato dos funcionários diz que houve falhas.

Manuela Niza Ribeira, do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), considera que "há que tirar daqui algumas lições e ver quais foram os pontos fracos, o que é que eventualmente falhou".

No sábado à noite, quatro argelinos forçaram o acesso à pista do aeroporto de Lisboa através de uma porta de emergência.

No domingo, a ministra da Administração Interna garantiu que o protocolo de segurança foi cumprido e negou a existência de qualquer falha de segurança. Mas o Sindicato dos Funcionários do SEF não tem a mesma opinião. Para Manuela Niza Ribeira, "nitidamente houve aqui uma falha. Ligeira, sem dúvida nenhuma, e colmatada de imediato, mas deve ter havido uma falha, se não qualquer um entrava pela plataforma dentro.

A representante do sindicato lembra que este "não é um caso isolado" e defende que é preciso "ter uma atenção redobrada".

Os quatro argelinos detidos pela PSP, no sábado vão ser ouvidos esta segunda-feira por um juiz. Aparentemente tentaram entrar de forma ilegal em Portugal, depois de voarem desde Argel com destino a Cabo Verde, mas as autoridades suspeitam que se trata de um esquema de imigração ilegal.