Economia

Filomena Moreira sucede a Domingues de Azevedo na OCC

Filomena Moreira DR/OTOC

A Ordem dos Contabilistas Certificados anunciou esta terça-feira que Filomena Moreira é a nova bastonária. A contabilista ocupava até agora o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem.

Filomena Moreira sucede no cargo a António Domingues de Azevedo, que morreu no dia 11 de setembro.

Em comunicado, a Ordem dos Contabilistas Certificados diz que a contabilista foi eleita para o mandato de 2014-2017 e era até agora a vice-presidente do Conselho Diretivo.

Filomena Moreira é licenciada em Contabilidade Superior de Gestão pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e está ligada aos órgãos diretivos da Ordem desde 2002, exercendo a profissão de contabilista certificada desde 1997.

Entre os objetivos para o mandato, numa comunicação enviada aos membros da Ordem, a nova Bastonária sublinhou "a defesa intransigente da profissão e dos profissionais junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e demais entidades públicas" e a "aposta na melhoria da qualidade da formação e sua adequação às necessidades dos contabilistas".

Filomena Moreira pretende ainda "continuar a desenvolver e disponibilizar os meios necessários para o exercício da profissão, aperfeiçoar e aprofundar o apoio técnico e jurídico, desenvolver e otimizar as infraestruturas existentes ou em fase de acabamento [e] continuar a apoiar e a disponibilizar serviços aos membros".

Sem esquecer o legado do anterior Bastonário, Filomena Moreira realça que "o sonho de Domingues de Azevedo e de todos os contabilistas para a profissão está hoje mais vivo do que nunca". "Temos mais ambição, mais projetos, mais motivação, mais vontade", refere na nota.

TSF