Mundo

Governo recomenda cautela aos portugueses no Zimbabwe. Golpe em curso

José Carmo/Global Imagens

O secretário de estado das Comunidades portuguesas garante à TSF que todos os portugueses que vivem no Zimbabwe estão bem.

O secretário de estado das Comunidades Portuguesas está a acompanhar a situação no Zimbabwe depois do golpe militar desta madrugada.

José Luís Carneiro garante à TSF que todos os portugueses que vivem na capital Harare estão bem, mas avisa que a situação está a evoluir de forma muito rápida e, por isso, recomenda cautela.

"Devem ter todos os cuidados em relação à deslocação para o centro do país, capital e locais de maior concentração de edifícios públicos", aconselha o secretário de estado.

José Luís Carneiro reforça que "a informação de que dispomos é que esta ação estará circunscrita aos atores políticos do país. Contudo todos os cuidados devem ser adotados na medida em que, de um momento para o outro, as circunstâncias podem alterar-se".

Na capital Harare, a embaixada portuguesa está a aconselhar os cidadãos nacionais a ficar em casa e armazenar comida. Há cerca de 1300 portugueses registados no país.

Esta é a primeira vez que o Zimbabwe assiste a um conflito aberto entre os militares e o presidente Robert Mugabe, de 93 anos, no poder desde 1987.

TSF