Economia

Centeno fala em "progressão enorme" na Taxa de Desemprego

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, à chegada para a sua intervenção na cimeira bancária Banking Summit – Leading Into a New Era, promovido pela Associação Portuguesa de Bancos e pela SIBS, dedicada à nova era digital e tecnológica no setor bancário, em Lisboa, 7 de fevereiro de 2018. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA António Pedro Santos/Lusa

Mário Centeno destacou os dados referentes ao desemprego da população entre os 35 e os 45 anos, que se ficou pelos 6%, em 2017.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, mostrou-se satisfeito com a descida do desemprego, em particular na faixa etária entre os 35 e os 45 anos. Mário Centeno sublinhou, esta quarta-feira, a "enorme progressão" que houve no mercado português durante o último ano.

Os dados do Instituo Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira, mostram que o desempenho do 4.º trimestre contribuiu para a redução da taxa média anual, com o desemprego a situar-se nos 8,1% de setembro a dezembro, ficando abaixo das previsões do Governo.

"Nos últimos dois anos criaram-se 288 mil novos empregos em Portugal. O desemprego caiu mais de 20% só em 2017", assinalou o ministro.

Mário Centeno apontou ainda que "o mais relevante" dos números divulgados pelo INE é a Taxa de Desemprego referente aos portugueses que têm entre 35 e 45, que, no último trimestre de 2017, ficou pelos 6%.