Política

Luís Montenegro aplaude descida do desemprego. "Não estraguem" tudo, pede ao PS

This browser does not support the video element.

A Taxa de Desemprego ficou-se pelos 8,9% em 2017, abaixo dos 9,2% estimados pelo Governo e dos 10,5% registados em 2016.

Luís Montenegro destacou a trajetória de descida do desemprego no programa da TSF Almoços Grátis, mas deixou um alerta para o futuro.

Os dados do Instituo Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira, mostram que o desempenho do 4.º trimestre contribuiu para a redução da taxa média anual, com o desemprego a situar-se nos 8,1% de setembro a dezembro, ficando abaixo das previsões do Governo.

Na resposta, Carlos César fez questão de defender que a responsabilidade pela recuperação do emprego não foi do anterior governo social-democrata.

Recordando que, apesar da descida do desemprego, ainda há muitas pessoas a ganhar o salário mínimo, Luís Montenegro destaca a necessidade de "reforma, avanço e a capacidade de fazer mais".

"É verdade que [Portugal] não é um país modelo", assume Cárlos César, mas "melhoraram todos os indicadores, quer no plano económico quer no social".

"Não é um país cor-de-rosa, mas é um país menos negro do que aquele que os senhores deixaram", atirou. "Os senhores receberam um pais relançado, um país renovado", defendeu por sua vez Luís Montenegro.