Economia

"Acordo Ortográfico foi feito pela calada da noite e tem sido um desastre"

Lisboa, 15/09/2017 - Novos colaboradores das manhãs da TSF fotografados esta manhã na Escola Superior de Comunição em Lisboa. Manuela Ferreira Leite, Francisco Louçã, Carlos Carvalhas, João Cravinho, Bagão Félix, Eduardo Madeira, Ana Bola, Francisco Menezes, Jel e Mariana Cabral Bagão Felix (Jorge Amaral/Global Imagens) Jorge Amaral/Global Imagens

No habitual comentário na TSF, Bagão Félix elogia a iniciativa do PCP que pede a suspensão do Acordo Ortográfico.

Bagão Félix considera que o Acordo Ortográfico "tem sido um desastre". No comentário semanal na TSF, o antigo ministro defende que o documento acaba com a diversidade dentro da língua portuguesa e a implementação tem sido confusa.

"Estamos numa situação em que algumas pessoas escrevem sem respeitar o acordo, outras respeitando e outras misturando tudo. Mesmo a ensinar. É uma confusão completa", defende.

O comentador salienta que o acordo "foi feito pela calada da noite. Entrou em vigor no Governo José Sócrates por uma resolução, como uma obrigação que não é discutida. A maior parte dos escritores, dos tradutores, das pessoas que têm uma informação adequada sobre isto, têm lutado contra este dito Acordo Ortográfico."

Bagão Félix fala de uma "luta difícil e desigual" por desinteresse dos poderes públicos e da maior parte dos partidos. Nesse sentido, o comentador considera importante a iniciativa do PCP que pede a suspensão do Acordo Ortográfico.

O Parlamento debate esta quarta-feira a proposta do PCP, a par de uma petição contra o Acordo Ortográfico com mais de 20 mil assinaturas - uma delas, de Bagão Félix.

No espaço semanal na TSF, Bagão Félix comenta ainda o projeto de Código das Associações Mutualistas, que está em discussão pública.

Todas as quartas-feiras depois das 9h, Bagão Félix comenta os principais assuntos da atualidade económica na TSF.