Vida

Ministro evita encontro com pescadores

Jaime Silva durante uma acção de limpeza este domingo Lusa

O ministro da Agricultura e Pescas evitou um encontro com algumas dezenas de pescadores da Quarteira. Jaime Silva procedia a uma recolha de lixo com caçadores, tendo abandonado o local antes da chegada dos pescadores.

O ministro da Agricultura e Pescas evitou, este domingo, um encontro com pescadores de Quarteira numa altura em que Jaime Silva se encontrava numa acção de limpeza com caçadores em Vale Covo, no concelho de Loulé.

Com a vinda de alguns pescadores e armadores, que empunhavam bandeiras negras e cartazes, Jaime Silva decidiu abandonar o local, tendo indicado que só se reuniria com o sector caso os pescadores demonstrem ter «atitudes responsáveis».

«Apelo aos dirigentes que manterei o diálogo, mas não é um diálogo incondicional. O diálogo não pode passar por aceitar o não respeito pela lei, como ontem verificámos na lota de Matosinhos», explicou.

Apesar disto, o titular da pasta da Agricultura e Pescas explicou que continua marcada uma reunião com o Governo e pescadores e armadores também se iriam reunir para tomar decisões.

«Apelo à responsabilidade dessa decisão. Sabem qual é a nossa situação orçamental, sabem que há boa vontade da parte do Governo e que esta greve não é boa para os pescadores», acrescentou.

Jaime Silva aproveitou ainda para dizer que não pode ceder mais contrapartidas do que as que já anunciou e que já está mesmo a «desviar verbas para acudir ao sufoco que alguma pesca menos competitiva está a ter».

Os pescadores e armadores de Quarteira indicaram que não iriam desistir de falar com Jaime Silva, mas o ministro acabou por sair por um outro lado diferente de onde os pescadores estavam, o que provocou indignação.

«Não custava nada ao senhor ministro dar uma palavra a estes pescadores. Estão indignados. Essa é que é verdade. Mostra a arrogância do senhor ministro, a pessoa que ele é. É o que pensávamos dele, é o que continua a ser», disse um pescador.

Jaime Silva tinha-se deslocado a Vale Covo para participar numa recolha de lixo com a Federação de caçadores do Algarve, no âmbito do «Dia do Caçador pelo Ambiente».

Redação