A Holanda venceu, esta segunda-feira, a campeã mundial Itália por 3-0, com golos de Nistelrooy, Sneijder e Van Bronckhorst. Com esta vitória, a equipa isolou-se na liderança do grupo C do Euro2008.
A Holanda isolou-se, esta segunda-feira, na liderança do grupo C do Euro2008 de futebol, ao vencer a campeã mundial Itália por 3-0, depois do empate entre a França e a Roménia.
A Holanda arrancou forte e tomou conta do jogo, sendo que logo aos 26 minutos surgiu o primeiro golo da equipa com Sneijder a rematar cruzado, à entrada da área, e Van Nistelrooy, em aparente "off-side", a fazer a emenda que enganou Buffon.
Ainda a Itália fazia por reagir à desvantagem, sofria um novo golo, passados cinco minutos, marcado por Sneijder, num cabeceamento entre Buffon e o poste mais próximo.
Na segunda parte, em que as duas equipas não abrandaram o ritmo, Giovanni van Bronckorst, de cabeça, fixou o resultado final, depois de uma boa e rápida combinação ofensiva para Kuyt.
Com esta vitória frente a uma equipa que actuou com nove jogadores com mais de 30 anos, a selecção “laranja” quebrou um "jejum" de 30 anos.
No estádio da Suíça, em Berna, perante cerca de 30 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte maneira:
Holanda: Van der Saar, Ooijer, Van Bronckhorst, Boulahrouz (Hetinga 77), Mathijsen, de Jong, Sneijder, Engelaar, Van de Vaart, Van Nistelrooy (Van Persie, 70), Kuyt (Affelay, 81).
Suplentes: Timmer, Stekelenburg, Hetinga, De Zeeuw, Van Persie, Robben, Melchiot, Bouma, De Cler, Huntelar, Affelay, Venegor).
Itália: Buffon, Panucci, Materazzi (Grosso, 55), Zambrotta, Barzagli, Pirlo, Ambrosini, Gattuso, Camoranesi (Cassano, 74), Di Natale (Del Piero, 64), Toni.
Suplentes: Amelia, De Sanctis, Grosso, Chielini, Gamberini, Del Piero, De Rossi, Borrielo, Quagiarella, Cassano, Perrotta, Aquilani).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Toni (28), Zambrotta (35), Gattuso (51), de Jong (58)