Porto

FC Porto autorizado a participar na Liga dos Campeões

Logótipo do FC Porto

O FC Porto pode participar na Liga dos Campeões de futebol 2008/09, decidiu esta sexta-feira a Comissão de Apelo da UEFA, dando provimento ao recurso do campeão nacional português.

A 04 de Junho, a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu não admitir o FC Porto na Liga dos Campeões, devido a dois actos de tentativa de corrupção na época de 2003/04 pelos quais a Liga portuguesa puniu o tricampeão nacional com perda de seis pontos.

No entanto, a Comissão de Apelo da UEFA decidiu hoje anular a decisão de exclusão do FC Porto da Liga dos Campeões de futebol e remeter o processo para reapreciação na Comissão de Controlo e Disciplina.

Segundo um porta-voz, a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA vai reapreaciar o processo, de forma a que a 01 de Agosto, dia do sorteio da terceira pré-eliminatóra da Liga dos Campeões esteja tudo resolvido.

«O resultado desta reunião foi que a decisão de 4 de Junho foi anulada, voltando tudo à estaca zero», disse o administrador da SAD do FC Porto, Adelino Caldeira. 

O advogado do Benfica, João Correia, afirmou que a Federação Portuguesa de Futebol «não foi verdadeira» neste caso, queixando-se em concreto de João Leal, assessor jurídico da federação.

Os "encarnados" são um parceiro interessado neste processo, já que, caso o FC Porto se mantenha na Liga dos Campeões, o Benfica fica, definitivamente, fora da terceira eliminatória da LC. 

De igual modo, o Vitória de Guimarães é interessado neste caso.  Gama Lobo, advogado do clube, reconheceu que foram levantadas dúvidas que justificam esta decisão da Comissão de Apelo.

Já o ex-vice-presidente do FC Porto Pôncio Monteiro, actual membro do Conselho Superior do clube, considerou que a  ecisão da UEFA de anular a exclusão da Liga dos Campeões de futebol «repôs a verdade».