O FC Porto anunciou, esta sexta-feira, que formalizou junto do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA a intenção de recorrer para o Comité de Apelo da exclusão da próxima edição da Liga dos Campeões em futebol.
Corpo do artigo
Em comunicado publicado no sítio oficial do clube na Internet, o FC Porto esclarece que «confirmou, formalmente, junto do Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA, a intenção de recorrer da decisão tomada por este em primeira instância e que foi tornada pública no passado dia 04 de Junho».
O tricampeão português adianta, na mesma nota, que o recurso da exclusão da principal prova europeia de clubes «será entregue (no Comité de Apelo da UEFA) dentro do prazo de seis dias legalmente estabelecido».
Caso a decisão do órgão de apelo da UEFA não lhe seja favorável, o FC Porto pode ainda recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), em Lausana, Suíça, a última instância da justiça desportiva.
Quarta-feira, a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu-se pela não admissão do FC Porto «na Liga dos Campeões de 2008/2009, após analisar matéria envolvendo alegado suborno a árbitros da Liga portuguesa em 2003/2004».
Em causa está a recente condenação do clube portuense pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional por dois actos de tentativa de corrupção de árbitros.
A alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da «Champions» determina que cada clube participante «não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a viciar ou influenciar o resultado de um jogo, a nível nacional ou internacional».