A Rússia qualificou-se, esta quarta-feira, pela primeira vez para os quartos-de-final de um Campeonato da Europa de futebol, ao vencer a Suécia. A selecção russa terá agora de enfrentar a Holanda.
A Rússia qualificou-se, esta quarta-feira, pela primeira vez para os quartos-de-final de um Campeonato da Europa de futebol, ao vencer a Suécia por 2-0, na última jornada do grupo D do Euro2008.
A Suécia partiu em vantagem, pois apenas precisava do empate para seguir em frente, graças à vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos, mas foi dominada pela selecção russa.
O lance de Zhirkov, ligeiramente ao lado da baliza escandinava, aos 21 minutos, despertou os russos para a necessidade de vencer, já que três minutos depois, Pavlyuchenko inaugurou o marcador, concluindo com um desvio certeiro a notável jogada colectiva da sua selecção.
Após várias oportunidades dos russos, a Suécia apenas reagiu perto do intervalo e foi o guarda-redes Akinfeev que salvou a Rússia do comprometedor empate, com uma defesa ao remate de Ljungberg, aos 43 minutos, e saída arrojada aos pés de Nilsson, aos 46.
Arshavin, que esteve suspenso nos dois primeiros jogos, aumentou a vantagem da Rússia aos 50 minutos, sendo que até ao final da partida as melhores oportunidades de golo surgiram do lado russo.
No estádio Tivoli NEU, em Innsbruck, Áustria, perante cerca de 30 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Rússia: Akinfeev, Anyukov, Kolodin, Ignashevich, Zhirkov, Semak, Zyryanov, Semshov, Bilyaletdinov (Saenko, 66), Arshavin e Pavlyuchenko (Bystrov, 90).
Suplentes: Malafeev, Torbinsky, Berezutsky, Yanbayev, Ivanov, Shirokov, Berezutsky, Adamov, Sychev, Saenko, Gabulov e Bystrov).
Suécia: Isaksson, Stoor, Mellberg, Hansson, Nilsson (Allback, 79), Elmander, Svensson, Andersson (Kallstrom, 56), Ljungberg, Ibrahimovic e Henrik Larsson.
Suplentes: Shaaban, Linderoth, Sebastian Larsson, Wiland, Majstorovic, Granqvist, Kallstrom, Rosenberg, Allback, Dorsin e Alexandersson.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Isaksson (10), Elmander (49), Semak (57), Arshavin (65) e Kolodin (76).