Mundo

Bruxelas critica «vitória usurpada» de Robert Mugabe

Bandeira da união Europeia

O comissário europeu para o Desenvolvimento criticou, esta segunda-feira, a «vitória usurpada» de Robert Mugabe na segunda volta das presidenciais zimbabueanas. Louis Michel pediu à União Africana para «encontrar uma solução política para a crise».

«Tendo em conta as condições em que decorreu esta segunda volta, não é possível reconhecer a legitimidade do regime saído deste escrutínio. É uma vitória usurpada, distante do espírito de renascimento que anima África hoje em dia», declarou Louis Michel num comunicado.

«Reitero o apelo europeu às instâncias africanas competentes, nomeadamente a cimeira da União Africana, para que encontrem uma solução política para esta crise que tenha em conta a vontade do povo zimbabueano expressa em condições democráticas aceitáveis», acrescentou.

«A Comissão Europeia está disposta a dar todo o seu apoio à União Africana e a todos os esforços africanos nesse sentido», concluiu.

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, tomou posse domingo depois de uma segunda volta boicotada pela oposição devido à campanha de violência e realizada em condições criticadas pela comunidade internacional.