Jogos Olímpicos

Tia Hellebaut venceu o ouro no concurso de salto em altura

Tia Hellebaut festejando o salto que lhe lhe deu o triunfo na final olímpico do salto em altura EPA

A belga Tia Hellebaut contrariou hoje o favoritismo da croata Blanka Vlasic e venceu o concurso de salto em altura dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, relegando a atleta da Croácia para a medalha de prata.

Tia Hellebaut, campeã do Mundo de pista coberta em 2006 e de ar livre em 2007, que se tornou na primeira mulher belga a vencer um título olímpico no atletismo, saltou os mesmos 2,05 metros (melhorando em dois centímetros a sua melhor marca) que Vlasic, mas fê-lo à primeira tentativa, enquanto a croata precisou de duas para ultrapassar a fasquia.

As duas tentatam depois os 2,07 metros, mas nenhuma foi bem sucedida, mas só Vlasic, vencedora dos quatro meetings da Golden League já disputados este ano e com 34 vitórias consecutivas (desde 15 de Julho de 2007 em Oslo), fez as três tentativas com a fasquia a essa altura.

A 2,07 Hellebaut fez um derrube e depois, sabendo que estava em vantagem, prescindiu de segundo salto a essa altura e esperou que Vlasic não passasse.

A medalha de bronze foi para a russa Anna Chicherova, que ficou pelos 2,03 metros, enquanto a campeã olímpica em título, a russa Yelena Slesarenko, ficou em quarto, com 2,01 metros.

- Pódio do salto em altura feminino:

Ouro: Tia Hellebaut, Bel.

Prata: Blanka Vlasic, Cro.

Bronze: Anna Chicherova, Rus.