Dino D'Santiago, presidente da associação "Mundu Nôbu", lança o livro "Cicatrizes"
O músico, autor, e impulsionador do projeto social "Mundu Nôbu" esteve à conversa com Nuno Artur Silva no programa "A Escuta do Mundo", da TSF
Corpo do artigo
Em Portugal seria "Dino De Santiago"; em Cabo Verde, "Dino Di Santiago". Claudino de Jesus Borges Pereira adotou, por isso, o nome artístico "Dino D"Santiago", numa espécie de "acordo ortográfico" entre Portugal, onde nasceu, e Cabo Verde, terra dos seus pais. Essa herança dupla está profundamente presente na música que faz, onde funde os universos do soul e do hip-hop com os ritmos do batuku e do funaná.
Mas Dino D"Santiago não se expressa apenas através da música. A sua estreia literária, "Cicatrizes" - com prefácio de Lídia Jorge -, já se encontra nas livrarias. O livro nasceu de um desafio lançado pela Penguin Random House e reúne reflexões e experiências pessoais, a partir de textos que o artista foi escrevendo ao longo dos anos, inspirados em conversas com a sua psicoterapeuta.
No programa da TSF, o músico falou também sobre a associação "Mundu Nôbu", recentemente reconhecida como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), a que preside. A associação apoia jovens dos 14 aos 18 anos, residentes em bairros sociais de Lisboa, ajudando-os a descobrir e seguir as suas vocações, e a ultrapassar problemas como o racismo e a discriminação. "Começámos por atuar na Grande Lisboa, já vamos para Cabo Verde e queremos expandir para outras zonas de Portugal", esclarece Dino.
O projeto procura inspirar jovens a atingirem o seu potencial individual e coletivo através da educação, da participação cívica e da celebração cultural, ajudando-os a ultrapassar obstáculos decorrentes de contextos socioeconómicos difíceis.
Para Dino D"Santiago, "Mundu Nôbu" representa essa resistência às dificuldades da vida, com o apoio da comunidade: "É o Djonzinho Cabral, de 103 anos, a falar comigo e com a minha sobrinha Eva, sua trineta, com um sorriso no rosto e uma expressão de quem a vida não conseguiu derrubar. (...) É a forma como os africanos transformaram em humor as tragédias. (...) Há aqui uma dança, e eu acho que herdei esse lugar.".
Em 2025 Dino D"Santiago estreou também a ópera "Adilson" no Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa, como parte da BoCA Bienal. Inspirada na história real de um amigo que se vê a braços com um labirinto burocrático que o impede de ser plenamente reconhecido pelo país onde sempre viveu, a ópera "Adilson" representa as histórias de milhares de pessoas deixadas nas margens pelo sistema.
"A Escuta do Mundo" é um programa de Nuno Artur Silva, para ouvir às quartas-feiras depois das 13h00, com repetição aos sábados depois das 11h00. Sempre em TSF.pt e nas plataformas de podcast.