No Museu do Douro, os livros são o tesouro: 7.ª edição de "Um Livro no Museu" termina quinta-feira

Créditos: Reinaldo do Rodrigues (arquivo)
É como se fosse uma caça ao tesouro dentro de um museu para quem gosta de levar novos livros para a biblioteca de casa. Na TSF, a presidente da Associação Cultural Assarapanto, Maria da Paz Trigueiros, adianta que esta é a edição que conta com mais livros, a maioria direcionada para crianças
A 7.ª edição de "Um Livro no Museu", um projeto da Associação Cultural Assarapanto, arrancou esta segunda e termina na quinta-feira no Museu do Douro, no Peso da Régua. Ao longo do percurso das exposições, é possível encontrar livros escondidos e levá-los para casa, como se fosse uma caça ao tesouro dentro de um museu.
"Até agora, foram distribuídos 425 livros gratuitamente nos museus. [Com] 97 livros, será a edição que vai distribuir mais livros desde o início da nossa atividade", revelou a presidente associativa, Maria da Paz Trigueiros, em declarações à TSF.
As publicações estão embrulhadas e etiquetadas à espera de novos leitores, sendo que "este ano há mais livros infantis".
"Porque também temos atividades a decorrer simultaneamente com crianças, através também dos serviços educativos do Museu do Douro, [mas também] temos livros de literatura em geral para adultos também", adiantou Maria da Paz Trigueiros, com destaque para o "romance, livros históricos e poesia".
A iniciativa "Um Livro No Museu" já passou pelo Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, pela Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva (Porto), pelo Museu da Memória e pelo Museu da Quinta de Santiago (ambos em Matosinhos).
Passou ainda pelo Museu Nogueira da Silva (Braga), pelo Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), pelo Museu de Olaria (Barcelos), pela Casa Museu José Régio (Vila do Conde) e pela Casa Museu Abel Salazar (São Mamede Infesta). Agora abre um novo capítulo até dia 5 de fevereiro, no Museu do Douro, que promove a cultura, identidade, história e desenvolvimento da região.
