Estava nervosa. Patti Smtih, que foi a Estocolmo em nome de Bob Dylan, tropeçou na letra e pediu para recomeçar a música.
Corpo do artigo
"A Hard Rain's A- Gonna Fall" foi o tema escolhido para encerrar o discurso de Horace Engdahl, da Academia Sueca. Mas Patti Smith, que em Estocolmo representou Bob Dylan, laureado com o Nobel da Literatura, enganou-se na letra.
bkcEWgdTP9Y
"Estou muito nervosa, desculpem", disse ela, interrompendo a canção e pedindo para voltar ao início. A audiência recebeu o engano - e o nervosismo - com uma salva de palmas.
A cerimónia, à qual assistia o Rei da Suécia, ficou marcada pela ausência de Bob Dylan, o primeiro cantor e compositor a ser distinguido com o Nobel da Literatura.
Dylan enviou uma mensagem de agradecimento que vai ser lida ainda hoje, no banquete onde deverão estar cerca de 1300 convidados e a família real sueca.
De acordo com a Fundação Nobel, o prémio deverá ser entregue ao cantor e compositor durante o próximo ano, na Suécia ou no estrangeiro.
O trio britânico David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz foram os primeiros a ser chamados para receber galardão sobre o seu trabalho na área da Física, seguidos pelo francês Jean-Pierre Sauvage, pelo britânico Fraser Stoddart e pelo holandês Bernard Feringa, que partilharam o prémio de Química.
Yoshinori Ohsumi, do Japão, recebeu então o Nobel da Medicina e, por último, o britânico Olvier Hart e o finlandês Bengt Holmstrom receberam o Nobel da Economia.
Antes, já o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, tinha recebido o Prémio Nobel da Paz, numa cerimónia que decorreu na capital da Noruega, Oslo, ao princípio da tarde de hoje.
Os prémios Nobel são uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas, equivalente a 824 mil euros, cerca de 871 mil dólares, que é partilhado se houver mais do que um vencedor numa categoria