Pela primeira vez uma produção da plataforma Netflix vence na categoria de melhor filme naqueles que são considerados os Óscares britânicos.
Corpo do artigo
O filme "Roma", de Alfonso Cuarón, venceu quatro prémios BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Realização e Fotografia.
Um bom presságio para a história inspirada na infância do realizador mexicano, já que os British Academy Film Awards costumam antecipar os premiados nos Óscares.
TSF\audio\2019\02\noticias\11\sara_de_melo_rocha_bafta
Quatro anos depois de ter ganhado o prémio de melhor realizador com "Gravidade", Alfonso Cuarón volta a estar nomeado para melhor filme e melhor realização nos prémios da Academia norte-americana.
"Roma" está ainda indicada para melhor filme estrangeiro, fotografia (de Cuarón) e elenco feminino, com as atrizes Marina de Tavira e Yalitza Aparicio.
Esta é a primeira vez que uma produção da plataforma Netflix vence um prémio BAFTA e também uma estreia nas nomeações para melhor filme nos Óscares.
Sete galardões para "A Favorita"
Já o filme "A Favorita" foi o que arrecadou maior número de prémios - sete - na 72.ª edição dos prémios BAFTA.
Olívia Colman foi distinguida como melhor atriz e Rachel Weisz recebeu o prémio de melhor atriz secundária. O filme do grego Yorgos Lanthimos levou ainda o prémio para o melhor guião original.
Rami Malek foi considerado o melhor ator, no filme "Bohemian Rhapsody", e Mahershala Ali venceu o galardão para o melhor ator secundário, pelo papel no filme "Green Book".
O prémio revelação distinguiu a atriz Letitia Wright, pelo papel no filme "Black Panther", e "Free Solo" ganhou na categoria de documentário.
Consulte aqui a lista completa dos nomeados para os Óscares deste ano