O adeus do FC Porto à Liga dos Campeões, as certezas de Jorge Jesus para a Liga Europa e a renovação de Gaitán no Benfica são alguns dos temas em destaque na revista de imprensa desportiva desta quinta-feira.
Corpo do artigo
Julen Lopetegui inventou numa noite de escuridão. Passa por esta ideia a análise dos jornais à derrota do Futebol Clube de Porto com o Chelsea que leva a equipa para a despromoção à Liga Europa.
O jornal O Jogo fala num "triste adeus azul e branco à Europa dos ricos". Na opinião do diretor adjunto do jornal, Lopetegui tanto mexeu na equipa que complicou e tornou "os desequilíbrios inevitáveis". A questão é esta, questiona Jorge Maia: "como vencer o Chelsea sem usar nenhum ponta de lança e montando uma equipa cuja principal preocupação é bloquear as transições do adversário".
O Record lembra que ao jogo 72 no banco do Porto, Lopetegui prescindiu pela primeira vez de um ponta de lança e, para o jornal, a equipa azul e branca foi uma nulidade no ataque. Em resumo, o jogo em Londres "exigia um Porto (...) ambicioso e autoritário, mas o que se viu foi um dragão curto e temeroso, que não justificou a continuidade na Liga dos Campeões".
A Bola também pensa que "de invenção em invenção" Lopetegui chegou "ao descalabro final" e que o treinador é "claramente culpado".
No editorial, Vítor Serpa escreve que o "plano Lopetegui foi desastroso, até mesmo ridículo" e que o treinador "achou que podia reinventar o futebol". Por isso, considera Vito Serpa, "difícil, difícil é ser, hoje, Lopetegui. Todos lhe batem".
Não é assim no Sporting. Jorge Jesus está em alta e volta a apostar na rotação da equipa para o jogo com o Besiktas. Os jornais puxam para os títulos a certeza de Jesus: "Com a mesma ideia cheguei a duas finais".
Já cumpriu 20 dias de suspensão preventiva mas Bruno de Carvalho vai estar afastado dos estádios por mais 10 dias e já anunciou que não vai recorrer da decisão do Conselho de Disciplina da Federação. Em causa ainda a expulsão, por ordem de Artur Soares Dias, no jogo com o Boavista.
Em grande destaque também a renovação de Nico Gaitán. A Bola conta que o Benfica "trata do futuro" e escreve que também Renato Sanches vai ter "novo contrato, vai ser aumentado e a cláusula de rescisão também sobe". Quanto a Cervi "chega já em janeiro".
Com emoção, Toni despediu-se do Tractor. É a terceira vez que Toni saí do clube iraniano e nas redes socais confessou que deixar o Tractor por razões pessoais foi uma das decisões mais difíceis da vida dele. O Record recupera a mensagem do treinador português para os adeptos, numa despedida com "amizade profunda, respeito e admiração".