Lúcio Correia, especialista em direito desportivo, explica que a justiça desportiva e a criminal correm de forma independente e que uma não tem de esperar pela outra, apesar de se poderem influenciar.
Corpo do artigo
O especialista em direito desportivo esteve na Manhã TSF e confirmou que o Canelas poderá vir a ser sancionado com uma derrota no jogo e uma multa. Já o jogador expulso, Marco Gonçalves, poderá sofrer uma suspensão entre um a quatro anos e uma multa.
Paralelamente, Marco Gonçalves também poderá enfrentar consequências ao nível da justiça civil. "Podemos estar também perante um crime de ofensas à integridade física grave que tem uma moldura penal no código penal e o jogador poderá sofrer sanções no âmbito da responsabilidade civil decorrente de todos os danos, patrimoniais ou não, que o árbitro venha a sofrer".
O especialista em direito do desporto aproveita para explicar ainda que a justiça desportiva e a criminal podem influenciar-se, porque correm de forma paralela, mas que são independente e uma não terá de esperar pela decisão da outra.
Quanto a uma possível irradiação do jogador, o especialista esclarece que o regime disciplinar desportivo proíbe esse castigo. Lúcio Correia considera que uma suspensão entre um a quatro anos é adequada e uma das mais graves que está prevista no regulamento disciplinar.
TSF\audio\2017\04\noticias\03\entrevista_lucio_correia_mtsf
O jogador do Canelas vai ser presente esta segunda-feira ao Ministério Público.