A vitória por 3-1 na visita ao Sporting B permitiu hoje ao Belenenses sagrar-se campeão da II Liga portuguesa de futebol, na 35.ª jornada da prova, marcada também pelo triunfo do Arouca, segundo classificado.
Corpo do artigo
A vitória da equipa de Belém, que assegurou o título a sete jornadas do fim da prova, começou a ser construída aos 28 minutos da primeira parte, com uma grande penalidade convertida por Fernando Ferreira.
O Sporting B chegou ao golo aos 62 minutos, por intermédio de Seejoo King, numa altura em que o Belenenses vencia por 2-0, depois do tento apontado por Fredy (54) e antes de Kay marcar o terceiro para a formação de Belém, aos 84.
Em casa, o Arouca deu mais um importante passo rumo à subida - segue na segunda posição -, depois de vencer o Santa Clara, por 2-0, com golos de Miguel Oliveira (04) e Hugo Monteiro (78).
A Oliveirense subiu provisoriamente ao quarto lugar, ao vencer na receção ao União da Madeira, por 1-0, ficando em igualdade pontual com o Desportivo das Aves, que no domingo visita o Leixões, terceiro da classificação.
O Benfica B, que agora ocupa o sexto lugar em igualdade pontual (54) com Santa Clara e Portimonense, empatou a dois golos na visita ao Covilhã, tendo apontado o tento da igualdade aos 89 minutos, numa altura em que a equipa da casa jogava em inferioridade numérica.
O Penafiel empatou a um golo com o Tondela e desperdiçou a oportunidade de se aproximar dos lugares cimeiros, seguindo na 10.ª posição, em igualdade pontual (52) com o Sporting B.
Num jogo entre "aflitos" o Vitória de Guimarães B venceu o Freamunde por 4-2, na estreia de Armando Evangelista como técnico dos vimaranenses.
O Vitória de Guimarães B, que não vencia há 17 jornadas, igualou o Freamunde na tabela classificativa, com 27 pontos, ambos a cinco do Trofense, que ocupa o primeiro lugar acima das posições de despromoção.
O Feirense deu um passo muito importante rumo à manutenção ao vencer fora o Marítimo B, por 3-1, num jogo em que o brasileiro Platiny "bisou".
Em Portimão, a equipa local somou a 14.ª vitória na competição, ao vencer a Naval 1.º de Maio por 2-0, com golos de Zambujo, aos 50 minutos, e Ruben Fernandes (84).
Nos jogos de disputados na sexta-feira, o FC Porto B perdeu por 4-2 na visita ao Trofense, que segue imediatamente acima da linha de despromoção, e o Atlético perdeu em casa por 2-1, com o Sporting de Braga B.