O Benfica venceu em casa o Sp. Braga por 2-1 em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Apesar da vantagem, a eliminatória será decidida na segunda mão em Braga.
Corpo do artigo
Um golo de Cardozo permitiu ao Benfica adquirir vantagem sobre o Sp. Braga na luta por um lugar na final da Liga Europa, numa inédita meia-final portuguesa da Liga Europa, que acabou por o triunfo dos encanados por 2-1.
Com Roberto na baliza, o Benfica viu o Sp. Braga tentar o golo logo nos primeiros minutos por intermédio de Silvio, mas a resposta dos encarnados não se fez tardar num lance de Cardozo, aos 11 minutos, que só não deu em golo, porque o paraguaio se encontrava em fora-de-jogo.
Cerca dos 30 minutos, Cardozo voltou a estar em destaque ao atirar ligeiramente acima da barra da baliza de Artur e, perto do intervalo, atirou mesmo ao poste da baliza bracarense, depois de ter conseguido ultrapassar o guardião do Sp. Braga.
No segundo tempo, Lima esteve perto do golo num lance em que Roberto não deteve o remate do avançado bracarense, mas acabou por ser a equipa orientada por Jorge Jesus a chegar à vantagem, por intermédio de Jardel, aos 50 minutos, na recarga a novo remate ao poste de Cardozo.
Três minutos depois, Vandinho repôs a igualdade, num cabeceamento certeiro sem hipóteses para o guardião Roberto, na sequência de um livre de Hugo Viana, mas, seis minutos depois, o Benfica passou novamente para a frente graças a um golo de Cardozo de livre directo.
Com este resultado, Benfica e Sp. Braga continuam com possibilidades de chegar à final da Liga Europa, uma vez que um golo dos bracarenses em casa coloca a equipa orientada por Domingos na frente da eliminatória.
Sob a arbitragem de Craig Thomson, da Escócia, no Estádio da Luz, com a assistência de 57782 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Carlos Martins (Jara, 65), César Peixoto (Gaitán, 66), Aimar, Saviola (Airton, 86) e Cardozo.
Suplentes: Júlio César, Airton, Jara, Felipe Menezes, Gaitán, Sidnei e Alan Kardec.
Sp. Braga: Artur, Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão, Sílvio, Vandinho, Leandro Salino, Hugo Viana (Mossoró, 63), Alan, Meyong (Custódio, 56) e Lima (Kaká, 84).
Suplentes: Cristiano, Kaká, Mossoró, Hélder Barbosa, Elderson, Custódio e Aníbal.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Rodriguez (06), Vandinho (39), Miguel Garcia (43) e Aimar (52).