Darwin volta aos golos. Benfica vence Portimonense e reaproxima-se do Sporting
Águias sofreram nos minutos finais do jogo, mas conseguiram vencer por 2-1. Veja os golos.
Corpo do artigo
Dois golos na primeira parte foram suficientes para o Benfica levar de vencido esta terça-feira o Portimonense por 2-1, num jogo da 11.ª jornada da I Liga, recuperando o segundo lugar da prova, a dois pontos do Sporting.
Logo ao primeiro minuto, o guarda-redes do Portimonense, Samuel, teve de segurar um remate em arco, com pouca força, de Waldschmidt, desferido perto da área. Mas seria só aos 12 minutos que o golo ia aparecer, por intermédio de Darwin Núñez. Numa jogada ao primeiro toque, o avançado só teve de encostar junto à pequena área, assistido por Rafa.
Destacando-se como um dos homens do jogo, o avançado internacional português viria a fazer o segundo jogo, aos 23 minutos. Rafa aproveitou um ressalto na área, ultrapassou Moufi e rematou rasteiro para o fundo da baliza do Portimonense.
Já no segundo minuto dos cinco de compensação, num momento em que o Portimonense sufocava o Benfica à procura do golo, surgiu um autogolo de Gilberto, que relançou a partida. Ainda assim, as águias conseguiram somar os três pontos.
Com esta vitória, o Benfica recuperou o segundo lugar e fecha a jornada com 27 pontos, menos dois do que o comandante Sporting, enquanto o Portimonense mantém o 18.º e último lugar, com oito.
O primeiro remate do Benfica surgiu no primeiro minuto de jogo, mas Samuel agarrou com segurança. As águias começam fortes. Aos 5 minutos de jogo, o Benfica tem sido muito acutilante.
O Benfica ataca para Norte nesta primeira parte. Aos 11 minutos, Darwin teve tudo para marcar, mas atrapalhou-se e não conseguiu acertar na bola. Passou o perigo para a equipa do Portimonense, numa altura em que também começa a chover na Luz e o relvado vai ficando bem molhado.
Aos 12 minutos, Darwin volta aos golos na Luz! Numa jogada ao primeiro toque, o avançado só teve de encostar junto à pequena área, assistido por Rafa. O Benfica a marcar cedo nesta partida.
https://www.vsports.pt/embd/63052/m/7094/tsf/c38414e49ab7bc16c411d16e447fa6a2?autostart=false
Waldschmidt, aos 17 minutos, tentou bater Samuel, mas o remate não lhe saiu bem. O primeiro remate do Portimonense no encontro surgiu um minuto depois. Vlachodimos defendeu com segurança. Rafa Silva, aos 22 minutos e com a bola coladinha ao pé direito, fez um remate rasteiro e fora do alcance de Samuel. Está feito o segundo do Benfica! Novamente a defesa da equipa forasteira a ver jogar Rafa. Está imparável hoje o avançado dos encarnados.
https://www.vsports.pt/embd/63055/m/7094/tsf/75fa1fc4ac2ca60f6ab019a30c363bc2?autostart=false
Aos 26 minutos, Taarabt, em rota de disparo à baliza, teve tempo e espaço para rematar, mas a bola sobrevoou a trave. Cinco minutos depois, Candé é admoestado pelo árbitro por falta sobre Rafa. Aos 35 minutos, mais um cartão amarelo, desta vez para Willyan, por nova falta sobre Rafa, que já ia disparado para a baliza adversária. É livre perigoso para o Benfica.
Na sequência desta bola parada, Samuel faz um voo extraordinário e impede o golo de Grimaldo, que está com a pontaria afinada. Valeu, ao Portimonense, a grande defesa do seu guardião. Aos 37 minutos, Chiquinho, Cervi e Diogo Gonçalves iniciam exercícios de aquecimento.
Aos 41 minutos, Lucas Possignolo remata diretamente à malha lateral da baliza de Vlachodimos. Defesa bateu um livro direto a favor do Portimonense. O árbitro dá dois minutos de compensação. Nesta altura do jogo, perto do intervalo, é a equipa forasteira que tem mais posse de bola.
Intervalo no Estádio da Luz!
Recomeçou o jogo, com muito frio neste final de tarde em Lisboa. Há dupla alteração no Portimonense: Candé e Fabrício cedem os lugares a Anderson e Beto. Jorge Jesus está muito atento ao jogo e bastante interventivo. Falta feia e cartão amarelo para Moufi, aos 54 minutos, por falta sobre Taarabt.
Aos 56 minutos, livre de marcação, Darwin atira ao poste. Uma oportunidade desperdiçada. Quatro minutos depois, Waldschmidt foi castigado pelo árbitro por demorar a sair de campo. Aos 70 minutos, lance perigoso do Portimonense. Luquinha fez um remate cruzado que saiu perto de um dos postes da baliza de Vlachodimos.
Beto, aos 75 minutos, terá tentado simular um penálti, no entender do árbitro Tiago Martins, e vê cartão amarelo. O jogador do Portimonense não faz qualquer tipo de protesto. Seis minutos depois, Otamendi salta mais alto que a defensiva contrária, na sequência de canto, e cabeceia bem próximo ao poste de Samuel.
Já no tempo de compensação, aos 92 minutos, o Portimonense marca. Foi autogolo de Gilberto. Jorge Jesus mandou Chiquinho vestir o fato de treino. O Benfica está a sofrer nestes instantes finais.
https://www.vsports.pt/embd/63074/m/7094/tsf/ddb65d7054df9354d5386c42462b0319?autostart=false
Terminou o jogo!
Onze inicial do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Rafa, Taarabt, Weigl e Everton; Waldschmidt e Darwin.
Onze inicial do Portimonense: Samuel; Moufi, Lucas Possignolo, Maurício, Anzai; Dener, Willyan; Aylton, Luquinha, Fali Candé; Fabrício.
Suplentes do Benfica: Helton, Nuno Tavares, Ferro, Cervi, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Samaris, Pedrinho e Ferreyra.
Suplentes do Portimonense: Ricardo Ferreira, Henrique, Lucas Tagliapietra, Casagrande, Fernando, Anderson, Vaz Tê, Beto e Júlio César.