Numa noite fria, os golos aqueceram o berço. FC Porto impõe reviravolta em Guimarães
Taremi e Luis Díaz marcaram os golos dos campeões nacionais frente ao Vitória, que esteve em vantagem duas vezes no encontro. Veja os cinco golos da partida.
Corpo do artigo
O FC Porto foi esta noite a Guimarães vencer o Vitória por 2-3, com golos de Taremi (bis) e Luis Díaz. Os campeões nacionais estiveram, por duas vezes, em desvantagem no encontro. Rochinha e Estupiñan marcaram os golos da equipa de João Pedro Henriques.
Depois da conquista da Supertaça sobre o rival Benfica, o FC Porto deslocou-se a Guimarães para defrontar o Vitória. Num estádio emblemático, completamente vazio, os dragões entravam para este jogo, referente à 11.ª jornada da I Liga, na quarta posição da tabela classificativa.
Sérgio Conceição, que não podia contar com Otávio, inovou e deu pela primeira vez a titularidade a Romário Baró. Já do lado do Vitória, destaque para a titularidade de Ricardo Quaresma, que defrontava a equipa onde cumpriu 226 jogos.
O jogo começou com o FC Porto a assustar a equipa da casa. O guardião Bruno Varela mostrou-se nervoso no arranque da partida e ofereceu a bola a Corona, que de primeira, rematou por cima da barra. Foi por centímetros que os campeões nacionais não inauguraram o marcador.
A equipa do Vitória não acompanhou a insegurança do seu guarda-redes e foi ao ataque abrir o placar. Rochinha ganhou espaço à entrada da área e rematou para o fundo das redes de Marchesín. A bola embateu ainda no central Diogo Leite.
https://www.vsports.pt/embd/63090/m/7089/tsf/772fb1c0b003cafa2c9e10c378f86855?autostart=false
O FC Porto foi à procura do golo do empate, mas estava com dificuldades em ultrapassar a defensiva minhota. Já o Vitória, aproveitando o espaço no setor mais recuado dos dragões, foi novamente à área assustar Marchesín.
À meia hora de jogo, Sérgio Conceição foi obrigado a mexer na equipa. Pepe estava com problemas físicos e foi substituído por Malang Sarr. O técnico azul e branco lançou também Luis Díaz para o lugar de Baró, que já tinha amarelo.
O extremo colombiano aproveitou logo os primeiros minutos no relvado para criar perigo na área do Vitória. Díaz conseguiu soltar-se da marcação cerrada e tentou servir Taremi, mas a defensiva da equipa de João Henriques afastou a bola.
Aos 37 minutos, Corona e Taremi surgiram na área e, numa jogada de entendimento, o iraniano rematou muito perto do poste direito da baliza de Bruno Varela.
À segunda, o avançado ex-Rio Ave não falhou. Numa jogada perfeita, Luis Díaz levantou para Marega e o maliano serviu Taremi, que só teve de finalizar, fazendo o empate no jogo.
https://www.vsports.pt/embd/63095/m/7089/tsf/f58cb7cde252eec43bbeaf039ed44f8f?autostart=false
Na segunda parte, o Vitória teve uma contrariedade. Jorge Fernandes lesionou-se e João Henriques foi obrigado a mexer na equipa.
O FC Porto tentou ir à procura do segundo golo, mas Taremi não conseguiu. E quem aproveitou foi o vitória. Aos 61 minutos, Ricardo Quaresma ganhou espaço e cruzou para a cabeça de Oscar Estupiñan, que fuzilou a baliza de Marchesín, colocando o Vitória novamente na frente.
https://www.vsports.pt/embd/63100/m/7089/tsf/1ff5a48a8fa4dd4749b3ea4e028e9786?autostart=false
Mas a vantagem demorou apenas uns minutos: Luis Díaz fugiu pela esquerda e serviu Taremi. O iraniano rematou, de primeira, para empatar de novo a partida no D. Afonso Henriques.
https://www.vsports.pt/embd/63101/m/7089/tsf/00cc5b5cf559584e27ff434d7caaf748?autostart=false
À medida que o relógio avançada, o jogo aumentava para um ritmo eletrizante. Nos bancos, os treinadores tentavam encontrar soluções e foram várias as alterações ao longo da segunda parte.
Aos 72 minutos, foi a vez de Bruno Varela redimir-se dos erros cometidos na primeira parte. O guardião ex-Benfica e Ajax negou o golo a Marega, que conseguiu cabecear entre os centrais vimaranenses.
Os dragões pressionaram e conseguiram colocar-se pela primeira vez em vantagem. Corona levantou para a área, a bola foi cortada pela defensiva do Vitória, mas apareceu Luis Díaz. Com um pormenor técnico de qualidade, o colombiano conseguiu controlar a bola e rematar para o fundo da baliza de Bruno Varela.
https://www.vsports.pt/embd/63103/m/7089/tsf/434695161f93240bce363ae8f27391ac?autostart=false
Onze do Vitória SC: Bruno Varela; Sacko, Jorge Fernandes, Mumin e Gideon Mensah; Pepelu, André André e André Almeida; Quaresma, Estupiñan e Rochinha.
Onze do FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Diogo Leite e Zaidu; Sérgio Oliveira e Uribe; Marega, Baró e Corona, Taremi.