O K4 1.000 português vice-campeão da Europa e do Mundo de canoagem foi hoje quinto classificado na final dos I Jogos Europeus, enquanto o K1 500 de Teresa Portela foi nono em Mingachevir, Azerbaijão.
Corpo do artigo
Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, que apontam o pico de forma para os Mundiais de agosto em Milão, que apura para os Jogos Olímpicos, estiveram muito tempo fora da cabeça da corrida, passando muito atrasados aos 500 metros, de nada valendo a reação final.
Quando o quarteto luso subiu, não bastou, pois ficou a escassos 183 milésimos do bronze que a Bielorrússia conquistou, em 3.08,827, atrás da prata da Rússia e ouro da Hungria, que teve seletiva para os Mundiais na semana passada e chegou a estes Jogos na máxima força.
O quarto lugar foi para a República Checa, atual campeã da Europa e do Mundo.
Teresa Portela, que competia na pista um, fora do centro da corrida, teve uma prova ainda mais atípica, cedo ficando para trás, terminando no nono lugar.
Este é o desempenho mais discreto da canoísta portuguesa nos últimos anos, depois de ter falhado a final de K1 200 nestes Jogos Europeus, quedando-se pela final B, do 10.º ao 18.º lugar.
A canoagem tem mais três hipóteses de medalha ao fim da manhã, nomeadamente com Hélder Silva em C1 200, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes em K2 200 e Fernando Pimenta no K1 5.000 que encerra o evento da canoagem.
Até ao momento, Portugal soma três medalhas no Azerbaijão, nomeadamente o ouro do ténis de mesa protagonizado por Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo, e a prata de Fernando Pimenta na canoagem e João Silva no triatlo.