O canoísta Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de prata na prova de K1 1.000 dos I Jogos Europeus, em competição realizada em Mingachevir, a 300 quilómetros de Baku, no Azerbaijão.
Corpo do artigo
O pódio foi o mesmo dos Europeus de maio, na República Checa, com a diferença de o português ter subido de bronze, em Racice, para prata, em Mingachevir, apenas batido pelo campeão da Europa Max Hoff, da Alemanha. Hoff concluiu a prova em 3.28,205, deixando Pimenta a 216 milésimos e o dinamarquês Rene Poulsen a 658.
Fernando Pimenta confessa que "nem fez grande preparação para esta prova", por isso, a medalha de prata é a prova de que "tenho vindo a evoluir de uma forma constante". O canoísta medalhado afirma que "o objectivo é o Mundial em Agosto", daí que "chegar aqui e ganhar a medalha da forma como consegui, até aos metros finais, sempre na luta pelo ouro, é muito bom". Ainda assim, Fernando Pimenta acrescenta que está "super feliz" e que é "sempre gratificante ver a bandeira portuguesa a subir".
Pela Federação Portuguesa de Canoagem, o presidente, Vítor Félix, diz que Fernando Pimenta "já tinha dado excelentes indicações" de que estaria na luta por uma medalha, o que acabou por confirmar-se. Vítor Félix diz ainda que o bom desempenho do português na categoria K1, abre boas perspectivas para o campeonato do mundo, que decorre em Milão, Itália, em Agosto.
Amanhã, Fernando Pimenta participa na final de K4, uma prova por equipas. O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem acredita em mais uma medalha para Portugal.
Esta é a segunda medalha de Portugal nos Jogos Europeus, depois da prata conquistada por João Silva no triatlo, no domingo. Portugal disputa hoje mais três finais na canoagem.