A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 está a ser ameaçada pela chuva, um dos piores receios da organização. O enviado da TSF à China, Mário Fernando, descreve uma cidade sem céu.
Corpo do artigo
Segundo a agência Nova China, Pequim terá «provavelmente um dia nublado e chuvoso» a 08 de Agosto, data do início dos Jogos Olímpicos.
No estádio olímpico, conhecido como o «Ninho de Pássaro», sem cobertura, para reduzir os custos das construções, a chuva poderá ensombrar o espectáculo, onde o realizador Zhang Yimou pretende mostrar nada menos que «cinco mil anos de uma cultura próspera,um presente promissor e uma tendência de abertura da China».
Wang Yubin, do departamento de engenharia do Departamento Meteorológico de Pequim, disse à Nova China que «a cidade já tem preparado um plano de emergência em caso de chuva».
A organização disse já esperar ter pelo menos 160 mil pessoas (com 90 mil a comprar bilhete) a assistir ao espectáculo da cerimónia de abertura, que inclui um enorme espectáculo de fogo de artifício representando no céu 2008 caras sorridentes, algo que demorou dois anos a conseguir realizar.
«Mesmo que chova durante a cerimónia, a tecnologia actual pode garantir que o espectáculo de fogo de artifício não será afectado», disse Wang Jianjie, o subdirector do Departamento Meteorológico de Pequim citado pela Nova China.