Conferência "Brand Makers"/TSF: marcas automóveis querem estar perto do consumidor
Nesta segunda conferência, os responsáveis pela comunicação das marcas (SIVA, Citroen e Mercedes) defenderam que, apesar dos meios tradicionais continuarem a ser muito importantes, é preciso cada vez mais estar perto dos consumidores.
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A TSF organizou mais um debate do ciclo de conferências "BRAND MAKERS - COMUNICAR COM EFICÁCIA", hoje sobre marketing automóvel.
Este é um sector que está a ser muito penalizado pela crise. Em 2010, o último ano em que houve crescimento, venderam-se 223 mil automóveis no país, em 2011 o mercado caiu 31% e em 2012 as vendas caíram ainda mais: foram vendidas 95 mil viaturas, o que significa uma queda de 43%.
Convidados a debater a situação do sector e as estratégias de comunicação das marcas em tempo de crise, os directores de marketing da SIVA, da Citroen e da Mercedes acreditam que o mercado automóvel já bateu no fundo e, mesmo não sendo de prever um crescimento de vendas este ano, acreditam que mais do que a crise foi a evolução do mercado que obrigou a novas estratégias.
O director de marketing e comunicação da Mercedes é ainda assim o menos pessimista. Jorge Aguiar acredita que este ano não vai ser tão mau como se perspetivava e diz que o sector está numa fase de reajuste que vai trazer bons resultados no futuro.
Quanto às estratégias de marketing, os responsáveis pela comunicação das marcas defendem que apesar dos meios tradicionais (rádio, televisão e imprensa) continuarem a ser muito importantes é cada vez mais preciso estar perto dos consumidores.
Esta foi a segunda de uma série de cinco conferências organizadas pela TSF dedicadas ao sector da publicidade e do marketing.
O próximo debate é na segunda feira (dia 1 de Abril) e é dedicado ao sector das telecomunicações.
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