Neres e João Mário foram os autores da reviravolta do Benfica frente ao Vizela. Até aos 76 minutos, os encarnados encontravam-se em desvantagem no marcador.
Corpo do artigo
O anoitecer da cidade de Lisboa convidou, esta sexta-feira, os adeptos ao Estádio da Luz para o encontro entre o Benfica e o Vizela, a contar para a quinta jornada da I Liga. O registo 100% vitorioso esteve em perigo, mas o golo de Neres e o penálti de João Mário contrariaram a vantagem que os minhotos traziam desde os 20 minutos.
O vira é a dança típica do Minho, mas foi o Benfica que o praticou, em Lisboa, com a segunda reviravolta no marcador, depois de, na terça-feira, também ter entrado a perder frente ao Paços de Ferreira.
Ainda sem os reforços do último dia do mercado de transferências, Draxler e John Brooks, os encarnados apresentaram-se com o jovem defesa-central António Silva no lugar do lesionado Morato. Gilberto voltou ao onze, após ter sido rendido por Bah no encontro passado, frente ao Paços de Ferreira.
Desde o primeiro minuto em que pisou o relvado, a orquestra de Roger Schmidt pegou na batuta do encontro e começou a criar ocasiões de golo. Aos 10', Gonçalo Ramos apareceu para cabecear entre os centrais minhotos e ainda abanou com a trave da baliza norte da Luz.
Quem não marca, fica exposto à possibilidade de sofrer, e foi o que aconteceu. O Vizela, numa transição ofensiva atrevida, chegou à vantagem no recinto do líder da I Liga. Kiko Bondoso recebeu a bola no meio-campo, na ressaca de um lance de ataque dos encarnados e, com um passe em profundidade, encontrou o avançado Osmajic, que correu até à entrada da área, superiorizou-se à defesa do Benfica e rematou para o 0-1.
https://tsf.vsports.pt/embd/78047/m/11905/tsf/2e8dd812d912562a9b3a466f5016a29c?autostart=false
A perseguição ao prejuízo por parte das águias começou logo após o tento vizelense. Antes de cair o pano da primeira parte e, na sequência de um livre de João Mário, Gonçalo Ramos voltou a aparecer para cabecear, mas a bola voltou a embater nos ferros, desta vez, no poste direito da baliza de Buntic. Ao intervalo, o resultado era 0-1, favorável aos visitantes.
Terminados os 15 minutos de descanso, o Benfica voltou a assumir a iniciativa do jogo, mas a desinspiração dos onze jogadores do Benfica voltava a embater na exibição imperial do guarda-redes alemão, a encher a baliza que lhe pertencia. Pelo contrário, os vizelenses, nas oportunidades que criavam, faziam tremer a defesa dos encarnados.
As melhores oportunidades da equipa da casa surgiam da cabeça de Gonçalo Ramos. À terceira não foi de vez e o jovem avançado português voltou a falhar o alvo, com a bola a ficar a descansar na malha superior, retida pela trave.
Quando o final da partida se aproximava, apenas um número de magia parecia dar esperanças aos benfiquistas presentes nas bancadas. Aos 76', David Neres acedeu ao pedido e, vindo da ala, tirou o coelho da cartola, e empatou a partida com um remate fora de área, sem hipóteses de defesa.
https://tsf.vsports.pt/embd/78058/m/11905/tsf/67f978dfc7e826b8495acb4611ffc704?autostart=false
Depois do empate, o Benfica, impulsionado pelos seus adeptos, tentou a reviravolta no marcador. Já nos descontos, Gonçalo Ramos foi expulso por simulação e já sabe que fica fora dos planos de Roger Schmidt para a próxima jornada, em Famalicão.
Aos 90+8', no último suspiro do jogo, Rafa recebeu a bola e rematou, mas a mão do defesa do Vizela foi suficiente para a marcação de penálti para o Benfica. João Mário, chamado a bater, não desperdiçou e confirmou a reviravolta no marcador e a vitória das águias por 2-1.
https://tsf.vsports.pt/embd/78060/m/11905/tsf/110ee51c3f8fd8a04bd4c214e904c150?autostart=false
Durante o festejo, o médio português tirou a camisola e criou uma situação insólita, porque viu o segundo amarelo e acabou expulso. O Benfica saiu do encontro frente ao Vizela com duas ausências certas para o próximo jogo frente aos famalicenses.
Os encarnados somam cinco triunfos no mesmo número de jogos no campeonato, mantendo-se isolado na liderança da I Liga, com 15 pontos, provisoriamente mais cinco do que o Sporting de Braga, segundo, que no sábado recebe o rival Vitória de Guimarães, enquanto o Vizela é 15.º colocado, com cinco.
Onze do Benfica: Odysseas, Gilberto, Otamendi, António Silva, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos
Onze do Vizela: Buntic, Nuno Moreira, Bruno Wilson, Anderson, Kiki, Guzzo, Tomás, Mendez, Kiko Bondoso, Samu e Osmajic
Suplentes do Benfica: Helton Leite, Bah, Aursnes, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Ristic, Musa, Henrique Araújo e Paulo Bernardo
Suplentes do Vizela: Luiz Felipe, Ivanildo, Claudemir, Igor Julião, Diego Rosa, Zohi, Rashid, Sarmiento e Alvarado