Como cantam os adeptos, Deniz Gül de cabeça finaliza. FC Porto vence Moreirense de reviravolta
A equipa de Moreira de Cónegos abriu o marcador por Alanzinho, mas Samu empatou a fechar a primeira parte e Deniz Gül fechou já perto do apito final
Corpo do artigo
"De pé direito remata, de cabeça finaliza, é golo do Porto, ruma a mais uma conquista: Deniz, Deniz Gül." É assim que os adeptos cantam, ao ritmo de Daddy Cool, dos Boney M., e foi assim que o internacional turco decidiu. O FC Porto venceu esta segunda-feira de reviravolta o Moreirense por 2-1, na 9.ª jornada da I Liga.
Sem que ainda ninguém tivesse ameaçado de verdade, Alanzinho inaugurou o marcador, com Samu a empatar de penálti em cima do apito para o intervalo. Numa segunda parte de nervos e com Farioli a tentar tudo para conseguir a vitória, foi Deniz Gül, como um trunfo vindo do banco, que resgatou os três pontos para os dragões.
Quatro dias depois de sofrer a primeira derrota da temporada, em casa do Nottingham Forest (2-0), na Liga Europa, Francesco Farioli promoveu apenas o regresso de Gabri Veiga ao onze inicial, com Pablo Rosario a ser relegado para o banco. Do lado da equipa da casa, Vasco Botelho da Costa não pôde contar com Vasco Sousa por estar emprestado pelos dragões.
No primeiro quarto de hora, as equipas mal conseguiram chegar às balizas, com um remate de Froholdt muito ao lado a ser o único lance de registo.
No entanto, na primeira vez que lá foi, o Moreirense abriu o marcador aos 19 minutos. Numa jogada com vários ressaltos, Benny rematou para um corte deficiente de Bednarek e Alanzinho, na recarga, rematou para o fundo das redes, com a bola a desviar de novo em Bednarek que traiu Diogo Costa.
O FC Porto reagiu aos 35 minutos, com Pepê, a partir da esquerda, a isolar Gabri Veiga as costas da defesa da casa e o espanhol rematou de primeira para o fundo das redes de André Ferreira. No entanto, o lance foi invalidado por fora de jogo.
Bednarek também ameaçou de cabeça antes do intervalo e, em cima dos 45 minutos, o VAR chamou o árbitro ao monitor para rever um puxão sobre Froholdt na área do Moreirense. Penálti assinalado e Samu avançou para a marca dos 11 metros, de onde fez o empate.
Ao intervalo, Francesco Farioli tirou Borja Sainz do jogo e lançou William Gomes, com Pepê a derivar para a ala esquerda do ataque portista.
Numa segunda parte em que o FC Porto cresceu, Samu, Rodrigo Mora e William Gomes tentaram, mas a bola teimava em não entrar, enquanto do outro lado, Benny e Travassos tentaram de longe.
Quando já tinha toda a carne no assador, Rodrigo Mora bateu um canto à esquerda, Kiwior desviou ao primeiro poste e, ao segundo, Deniz Gül tocou ao de leve na bola para o fundo da baliza do Moreirense, fazendo a reviravolta aos 88 minutos.
O Moreirense ainda tentou empatar a partida no longo período de compensação, mas sem sucesso. O FC Porto conquistou mais três pontos no campenato que lidera com 25 pontos, mais três do que o Sporting e mais quatro do que o Benfica.
Onze do Moreirense: André Ferreira, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Francisco Domingues, Diogo Travassos, Stjepanovic, Alanzinho, Benny, Cedric Teguia e Yan Lincon.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Borja Sainz, Pepê e Samu.
Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Alvaro Navarro, Joel Jorquera, Rodrigo Alonso, Afonso Assis, Jimi Gower, Gilberto Batista, Leanderson e Guilherme Schettine.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Stephen Eustáquio, William Gomes, Pablo Rosario, Domink Prpic, Daniz Gül, Martim Fernandes, Yann Karamoh e Rodrigo Mora.

