Costa Rica apura-se para "oitavos" com triunfo sobre Itália e elimina Inglaterra
A Costa Rica qualificou-se para os oitavos de final do Mundial 2014 ao vencer a Itália por 1-0. Este resultado colocou a Inglaterra fora do campeonato do mundo que se está a realizar no Brasil.
Corpo do artigo
A Costa Rica apurou-se, esta sexta-feira, para os oitavos de final do Mundial 2014 ao bater a Itália por 1-0, em jogo a contar para o Grupo D da prova, que tinha três campeões do mundo.
A formação orientada por Jorge Luis Pinto, que parecia condenada à eliminação num grupo com Uruguai, Itália e Inglaterra, somou a sua segunda vitória no agrupamento, graças a um golo solitário de Bryan Ruiz.
Os costa-riquenhos dominaram a partida e criaram perigo logo aos sete minutos por Borges que não conseguiu aproveitar uma saída em falso de Buffon após um canto.
Os italianos responderam por volta da meia hora primeiro com um remate ao lado de Thiago Motta e depois, em duas ocasiões, por Balotelli, com Pirlo nas duas jogadas.
Aos 43 minutos, o árbitro deixou passar em claro em claro um derrube de Chiellini a a Campbell dentro da grande área não marcando a respetiva grande penalidade.
Um minuto depois, a Costa Rica chegou mesmo ao golo num cabeceamento de Ruiz após cruzamento de Diaz num lance em que a bola passou alguns centímetros a linha de golo.
No segundo tempo, apesar das alterações, a Itália pouco conseguiu fazer perante uma Costa Rica que controlou a partida e garantiu o apuramento para a próxima fase do Mundial 2014 e afastou a Inglaterra da prova.
Nos minutos finais da partida, a equipa centro-americana, que se apurou pela primeira vez para esta fase desde 1990, ainda ameaçou o segundo golo, mas a Itália aguentou o resultado que lhe permite chegar aos oitavos de final com um empate na última jornada diante do Uruguai.
Sob a arbitragem de Enrique Osses, do Chile, na Arena Pernambuco, em Recife, com a assistência de 40285 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Itália: Buffon, Abate, Barzagli, Chiellini, Darmian, De Rossi, Thiago Motta (Cassano, 46), Pirlo, Candreva (Insigne, 57), Marchisio (Cerci, 69) e Balotelli.
Costa Rica: Navas, Gamboa, Duarte, González, Umaña, Diaz, Borges, Tejeda (Cubero, 68), Bryan Ruiz (Brenes, 81), Bolaños e Joel Campbell (Urreña, 74).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Balotelli (69) e Cubero (71).