Ruben Faria venceu a última etapa do Dakar e assegurou o segundo lugar final no setor das motos, que teve outros dois lusos nos dez primeiros. O francês Cyril Despres garantiu o triunfo.
Corpo do artigo
O português Ruben Faria (KTM) garantiu, este sábado, a vitória da derradeira etapa do Dakar no setor das motos, acabando na segunda posição da geral, atrás do seu companheiro de equipa Cyril Despres (KTM).
O piloto português, que entrou para esta tirada na terceira posição, beneficiou do facto de «Chaleco» Lopez ter trocado de motor na sexta-feira, o que valeu ao chileno uma penalização de 15 minutos.
Na última tirada, que ligou La Serena a Santiago do Chile, Helder Rodrigues foi terceiro, tendo o português, que pilotou uma Honda, ficado na sétima posição da classificação geral.
Por seu turno, Mário Patrão, numa Suzuki, foi quarto na etapa, ao passo que Paulo Gonçalves (Husqvarna) foi o sexto do dia, o que lhe permitiu subir à nona posição da geral.
O francês Cyril Despres, que foi apenas 14º nesta etapa, assegurou o seu quinto triunfo no Dakar, depois de já ter ganho as edições de 2005, 2007, 2010 e 2012.
Na classificação geral final, Despres terminou com menos 10.43 minutos que Ruben Faria. «Chaleco» Lopez foi terceiro com mais 18.48 minutos que o francês da KTM.