A tenista portuguesa Magali de Lattre, agraciada com um convite para o quadro principal, abre esta segunda-feira o programa do Court Central do primeiro dia da 22.ª edição do Estoril Open.
Corpo do artigo
A partir das 11:00, Magali de Lattre defronta a sueca Johanna Larsson, uma "frequentadora" do grupo das melhores 80 jogadoras do Mundo (figura no 78.º lugar), sendo a primeira das quatro portuguesas que tentará "imitar" Neuza Silva, a única jogadora lusa que conseguiu superar a primeira eliminatória no Jamor, em 2004.
À mesma hora, mas no Centralito, Pedro Sousa, número 490 do "ranking" mundial, tenta, frente ao espanhol Albert Ramos, o mais cotado do torneio de qualificação (107.º), a entrada no quadro principal, o que permitiria ao torneio português contar com cinco jogadores na prova "a sério".
É também logo no primeiro dia que se define a sorte de três portugueses do quadro masculino, a começar por Rui Machado, que em 2010 chegou aos quartos de final (eliminado por Frederico Gil, o atual vice-campeão).
O número 85 do Mundo cruza-se com o romeno Victor Hanescu, um jogador colocado atualmente no 66.º posto da hierarquia, mas que já figurou no grupo dos 30 melhores do "ranking" (foi 26.º na segunda metade de 2009).
Por "vontade" do sorteio, é garantido que a segunda ronda masculina contará com, pelo menos, um português, a sair do confronto entre João Sousa e Gastão Elias, que disputarão, nunca antes das 16:00, o penúltimo embate agendado para o Court Central.
Bárbara Luz será a segunda portuguesa a entrar em ação no quadro feminino, fechando o programa do Centralito diante a russa Elena Vesnina, uma das mais cotadas da edição deste ano, apresentando-se no Jamor como a 46.ª do circuito feminino.