O francês Cyril Despres recuperou a liderança de motos do rali de todo-o-terreno Dakar2012, após vencer a nona etapa. O piloto português Hélder Rodrigues reforçou a terceira posição da geral.
Corpo do artigo
O francês Cyril Despres (KTM) recuperou a liderança de motos do rali de todo-o-terreno Dakar2012, após vencer a nona etapa, dividida em dois troços, entre Antofagasta e Iquique, no Chile.
Despres gastou 5:04.33 horas para o total de 560 quilómetros de especial, deixando o anterior líder, o espanhol Marc Coma (KTM), a 3.54 minutos. Na geral, comanda com 28:30.17 horas e tem o seu adversário direto a 2.28.
O português Hélder Rodrigues (Yamaha) foi hoje o quarto, a 11.44 de Despres e reforçou o terceiro lugar na geral, onde está já a 59.11 do primeiro, mas com o seu posto seguro por quase meia hora.
Paulo Gonçalves (Husqvarna) segue-o na geral, a 1:25.57 de Despres, após o quinto lugar em Iquique, com mais 15.12 que Despres, beneficiando do facto de o francês David Casteu (Yamaha), que estava em quarto, não ter concluído a etapa.
Quanto a Ruben Faria (KTM), foi hoje «penalizado» por estar a competir no apoio a Despres, já que andou com os primeiros, mas depois foi «forçado» a cair para 11.º, a 30.11.
Ainda assim, subiu um lugar na geral, para 12.º, a 2:28.36 do primeiro, passando também Casteu. O «top-10» continua a cerca de um quarto de hora.
Quarta-feira os «motards» fazem a ligação entre Iquique e Arica, que inclui uma especial de 377 quilómetros, que começa junto à costa do Oceano Pacífico.
A meio da etapa já se está de novo nas dunas do deserto do Atacama, com as areias finas e brancas, aqui chamadas de «fesh-fesh» a marcar o final da etapa.