Fábio Abreu marcou aos 67 minutos. Pizzi empatou aos 90. No final, Bruno Lage foi assobiado. Veja os lances e os golos.
Corpo do artigo
O Benfica empatou esta segunda-feira com o Moreirense (1-1) e foi ultrapassado pelo FC Porto na classificação. Os encarnados tiveram muitas dificuldades para ultrapassar a equipa de Moreira de Cónegos, que inaugurou o marcador por Fábio Abreu aos 67 minutos. Os encarnados só conseguiram empatar, aos 90 minutos, depois de uma recarga de Pizzi, na sequência de uma grande penalidade.
Depois da despedida da Liga Europa, o Benfica regressou ao estádio da Luz para receber o Moreirense, em jogo da 23.ª jornada da Liga. Bruno Lage deu a titularidade, como prometido, a Samaris no meio campo, mas também a Carlos Vinícius, que voltou a ser o homem mais adiantado do conjunto encarnado.
Nos primeiro 15 minutos, foram escassas as oportunidades, com destaque para a intensidade do ataque do Benfica. Num lance de perigo, a defensiva da equipa de Moreira de Cónegos cortou a bola já na pequena área, após um livre de Grimaldo. Logo a seguir, Samaris testou a meia distância, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.
O Moreirense responder através de uma jogada de entendimento. Gabrielzinho surgiu, depois, sozinho na área em boa posição, mas Vlachodimos controlou o lance. O jogo estava com um ritmo elevado, com ambas as equipas à procura do golo inaugural.
Aos 32 minutos, já depois de um lance muito perigoso de João Aurélio na área dos campeões nacionais, Pizzi obrigou Mateus Pasinato a aplicar-se e a desviar a bola para canto. Logo a seguir, Rúben Dias não conseguiu marcar, em boa posição o primeiro golo da partida. Era a conclusão perfeita para uma jogada coletiva de qualidade da equipa de Bruno Lage.
https://www.vsports.pt/embd/57912/m/567739/tsf/dd6f7e5683b315478a2de2055746a5af?autostart=false
O nulo no placar persistiu até ao descanso, altura em que o Benfica já sabia que estava obrigado a vencer, face à vitória do FC Porto, frente ao Santa Clara nos Açores.
A segunda parte começou com um dos lances do jogo. Gabrielzinho levantou o braço na área e o árbitro Fábio Martins apontou para a marca dos onze metros. Pizzi encarregou-se de cobrar a grande penalidade, mas o capitão falhou, atirando a bola ao lado.
https://www.vsports.pt/embd/57917/m/567739/tsf/8b8fc41bbf4453fe5a621d7e79c9abe6?autostart=false
Logo a seguir, Tomás Tavares ganhou a linha e cruzou para Pizzi, que não conseguiu introduzir a bola na baliza. Na recarga, Rafa encostou para explosão de alegria das bancadas na Luz. No entanto, Pizzi controlou a bola com o braço e o VAR anulou o golo.
https://www.vsports.pt/embd/57918/m/567739/tsf/cc8419efb22c1631f1ac8c88e73cd734?autostart=false
Bruno Lage queria mais e chamou Dyego Sousa, que entrou para o lugar de Weigl. O avançado, reforço de inverno, entrou e teve oportunidade para faturar, após um cabeceamento defendido a dois tempos pelo guardião dos Cónegos.
Mas o Moreirense queria pontuar e chegou mesmo ao golo. Foi Fábio Abreu que, entre os centrais encarnados, respondeu da melhor forma a um cruzamento de Abdu Conté.
https://www.vsports.pt/embd/57920/m/567739/tsf/94abcf6dfa17a916116df557edf2ac8b?autostart=false
O Benfica foi à procura do empate e Lage tirou Rafa, colocando na equipa Franco Cervi. Aos 75 minutos, Vinícius conseguiu rematar, já dentro da área, mas a bola saiu ao lado. Os encarnados instalaram-se no meio campo adversário e o Moreirense aproveitou o espaço para o contra-ataque. João Aurélio pegou na bola e serviu, já na área, João Nuno, que não marcou o segundo golo por centímetros.
As águias, conseguiram, aos 90 minutos, empatar o golo, depois de uma grande penalidade de Pizzi. O capitão do Benfica permitiu a defesa de Pasinato, mas na recarga não tremeu e deu esperança.
https://www.vsports.pt/embd/57924/m/567739/tsf/187aec3d3cf78b333dd48e6a114cee91?autostart=false
Apesar dos oito minutos de compensação, o resultado não se alterou. O FC Porto passa o Benfica na classificação, somando agora 59 pontos, mais um ponto que os encarnados. No final, Bruno Lage ouviu assobios dos adeptos.
Onze do Benfica: Vlachodimos; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Weigl e Samaris; Pizzi, Taarabt e Rafa; Carlos Vinícius.
Suplentes do Benfica: Svilar, Nuno Tavares, Florentino, Cervi, Chiquinho, Jota e Dyego Sousa.
Onze do Moreirense: Mateus Pasinato; João Aurélio, Iago Santos, Rosic e Abdu Conté; Alex Soares, Fábio Pacheco e Filipe Soares; Bilel, Fábio Abreu e Gabrielzinho.
Suplentes do Moreirense: Trigueira, Steven Vitória, D'Alberto, Mané, Luís Machado, Pedro Nuno e Nenê.
11878403