Manafá marcou o primeiro golo do jogo aos 37 minutos. O segundo golo surgiu por intermédio de Marcano, de bola parada, só na segunda parte. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu esta segunda-feira em casa do Santa Clara por 2-0, num jogo da 23.ª jornada da I Liga, resultado que o deixa momentaneamente na frente da prova. Manafá, com um golo na reta final do primeiro tempo (37 minutos), e Marcano, aos 76, já depois de Alex Telles, aos 71, ter falhado uma grande penalidade, construiram o triunfo dos dragões.
Com esta vitória, o FC Porto assume a liderança da prova com 59 pontos, mais dois do que o Benfica, que ainda esta segunda-feira recebe o Moreirense, enquanto o Santa Clara é nono com 29.
Rola a bola em Ponta Delgada! Aos 3 minutos, o FC Porto quase marca! João Afonso, na sequência de um cruzamento de Corona, cabeceia na direção da própria baliza e a bola bate no poste. Um minuto depois, Otávio fica caído no relvado e tem de receber assistência médica depois de uma queda aparatosa num lance com Costinha.
Não há construção de jogo por parte do Santa Clara nestes primeiros 10 minutos de jogo. Está muito difícil a vida para a equipa da casa. Aos 17 minutos, o Santa Clara criou perigo à baliza de Marchesín, mas o remate saiu mal a Carlos Júnior.
Aos 22 minutos, Zaidú, um jogador muito importante no ataque do Santa Clara, fica caído no relvado e tem de receber assistência médica. Parece ser uma lesão muscular. O jogador recupera, mas aos 29 minutos volta a ficar caído no relvado, desta vez a sangrar abundantemente do nariz. Dois minutos depois, os santa clarenses ganham um livre perigosíssimo à entrada da grande área do FC Porto. Costinha bate fortíssimo e a bola vai à trave da baliza de Marchesín. Foi a melhor oportunidade de golo do encontro e pertence ao Santa Clara!
11878478
Manafá, aos 37 minutos, inaugura o marcador. Com uma assistência perfeita de Sérgio Oliveira, o camisola 18 do FC Porto não desperdiça a oportunidade.
https://www.vsports.pt/embd/57891/m/567740/tsf/508093caf9959bdec2bca1d80f9b7aca?autostart=false
Aos 42 minutos, o árbitro Carlos Xistra mostra cartão vermelho direto a Manafá por uma entrada dura sobre Costinha. Logo a seguir, o árbitro pede ajuda ao VAR para avançar com a decisão. O próprio Carlos Xistra vai junto à linha lateral, ver a jogada, e volta atrás. Mostra apenas um cartão amarelo ao jogador azul e branco.
O árbitro dá três minutos de compensação antes do intervalo. Está a ser um jogo muito exigente para as duas equipas.
Recomeça a segunda parte nos Açores! Aos dois minutos deste segundo tempo, Danilo enche o pé, mas o remate acaba desviado por João Afonso. Aos 53 minutos, o Santa Clara conquista uma bola parada, um livre ligeiramente descaído para a direita. Lincoln bate de pé esquerdo e a bola vai ao poste da baliza de Marchesín. O guarda-redes do FC Porto não tinha hipótese!
Aos 63 minutos, Carlos Xistra mostra o segundo cartão amarelo do jogo, a Otávio, por ter demorado a efetuar um lançamento de linha lateral. Pouco depois, Lincoln bate mais um livre, mas a bola vai direta para as mãos de Marchesín.
Substituição na equipa do FC Porto: sai Corona e entra Romário Baró. O guarda-redes Marco saltou com Otávio para agarrar uma bola, mas o guardião deu com um dos pés na cabeça do jogador do FC Porto, que acaba por ficar caído no relvado, a receber assistência médica. O árbitro mostra cartão amarelo ao guarda-redes do Santa Clara e marca penálti após este lance acidental, mas extremamente violento. Pouco depois, aos 71 minutos, Otávio parece estar em perfeitas condições para continuar a jogar. Alex Telles, chamado a bater de pé esquerdo, falha e atira ao poste.
Aos 76 minutos, o FC Porto marca o segundo golo na sequência de um lance de bola parada. Marcano responde da melhor forma, de cabeça, ao cruzamento de Sérgio Oliveira na sequência de um livre lateral.
https://www.vsports.pt/embd/57906/m/567740/tsf/a6c27d2c11f2c9a4443558d3b92123f8?autostart=false
Quatro minutos depois, Thiago Santana fica caído no relvado, bastante queixoso, depois de sofrer uma falta de Danilo. É livre perigoso para o Santa Clara. A bola saiu contra a barreira. Segunda substituição no Santa Clara aos 82 minutos. Crysan entra para o lugar de Francisco Ramos.
O árbitro dá 6 minutos para se jogar para lá dos 90. Final do jogo! O FC Porto venceu o Santa Clara por 2-0, esta segunda-feira, nos Açores, e obriga o Benfica a vencer o Moreirense para manter a liderança da I Liga.
Onze do Santa Clara: Marco, Pierre Sagna, João Afonso, Fábio Cardoso, Zaidú, Anderson, Francisco Ramos, Costinha, Lincoln, Thiago Santana e Carlos Júnior.
Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Otávio, Danilo, Sérgio Oliveira, Corona, Marega e Soares.
Suplentes do Santa Clara: André Ferreira, Mamadu Candé, Osama Rashid, Ukra, Cryzan, Salomão e Zé Manuel.
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Pepe, Loum, Romário Baró, Nakajima, Aboubakar e Fábio Silva.