Dois erros de "bebé" custam dois pontos ao Benfica. Igualdade pontual na liderança
Ouça as reações na TSF e veja os golos. Benfica recebeu o Belenenses SAD na Luz, empatou e fez 60 pontos, os mesmos que o FC Porto.
Corpo do artigo
Foram dois erros, em dois minutos, que fizeram o Benfica "perder" dois pontos e deixam os encarnados em igualdade pontual com o FC Porto. No final, valeu a astúcia do Belenenses SAD que fez os encarnados pagarem caro os erros e conquistou um ponto da Luz, com um empate a duas bolas.
O Estádio da Luz assistiu, esta noite, a uma estreia e um regresso. Do lado dos anfitriões, Jonas voltou ao onze inicial para render o lesionado Seferovic. Já do lado dos visitantes, a estreia não foi de um jogador, mas sim de um símbolo: a SAD do Belenenses estreou a nova imagem depois da decisão judicial que obrigou ao abandono da Cruz de Cristo.
TSF\audio\2019\03\noticias\11\resumo_sl_benfica_2_2_belenenses_sad
O jogo começou com um Benfica mandão e vertical. Ainda o jogo não ia no segundo minuto e já Rafa furava a linha defensiva dos azuis, que esta noite alinharam com a versão vermelha e branca do novo símbolo. O avançado acabou por falhar a baliza por centímetros.
O Belenenses SAD "acusou o toque" e depressa acordou para o jogo. Fechou o corredor central, acertou marcações e acabou por conseguir ensaiar alguns ataques. Um deles, aos sete minutos, podia mesmo ter dado em golo: Diogo Viana aparece sozinho ao segundo poste no seguimento de um cruzamento a partir da esquerda mas, já dentro da pequena área, não conseguiu sequer acertar na baliza à guarda de Vlachodimos.
Apesar de terem falhado a baliza, os pupilos de Silas ganharam outra confiança com o remate de Diogo Viana e ganharam mesmo algum ascendente no jogo. Soltaram os laterais e obrigaram o Benfica a atacar com mais critério do que tinha feito até ali, principalmente através de Jonas, Félix e Pizzi. O problema é que, dos três, nenhum parecia estar realmente em jogo.
O jogo de Belenenses passava, na maior parte das vezes, por Eduardo, que protagonizava um duelo interessante com Samaris e, sobretudo, Florentino. Como ninguém parecia ganhar esse duelo, tal realidade espelhava-se no resultado: 0-0 e uma necessidade de mudar a estratégia de ambas as equipas.
Foram precisos dez minutos para que a Luz visse o primeiro golo. André Almeida cruzou a partir da direita e Jonas, com demasiado espaço à sua volta, teve tempo de receber, ajeitar, virar-se e rematar de primeira. Aos dez minutos da segunda, o 10 fazia golo e voltava aos seus velhos hábitos. No festejo, o brasileiro quis agradecer a titularidade e abraçou Bruno Lage, que se mostrou até algo surpreendido.
É caso para dizer que, na Luz, tudo estava bem para os homens de Silas até sofrerem o primeiro golo. Dez minutos depois, aos 65', sofreram o segundo. Grimaldo bate um "canto de mangas arregaçadas" que acaba por ser sacudido da grande área. Samaris, que estava fora da mesma, não se fez rogado e rematou de primeira para o segundo golo benfiquista da noite.
A confiança benfiquista aumentou de tal forma que acabou por trair Vlachodimos. Aos 67 minutos, Diogo Viana bate um livre a partir da esquerda que resulta num cruzamento muito tenso. A bola sobrevoa toda a gente e acaba por bater à frente de Vlachodimos, que levantou os braços e ficou a vê-la passar... até entrar na baliza. Gigante erro de cálculo do guarda-redes encarnado, 2-1 para o Belenenses SAD.
Rúben Dias pareceu ficar com pena de Vlachodimos e, como tal, quis desviar as atenções do guardião... errando também. O central falha completamente um atraso e acaba por isolar Kikas que, à saída de Vlachodimos, só precisou de faturar. 2-2 aos 70 minutos.
Bruno Lage terá percebido que precisava de acordar a sua equipa do estado de choque em que tinha entrado e tirou Samaris, fazendo entrar Zivkovic e puxando Pizzi para o centro do terreno. Silas, por seu lado, quis evitar que a sua equipa adormecesse e lançou o avançado Velez.
Lage quis acordar ainda mais gente e, portanto, escolheu acordar todo o público da Luz tirando Rafa e lançando Jota. As bancadas acreditavam que o "miúdo" poderia mudar o rumo da partida. A estratégia saiu furada e o Benfica perdeu mesmo dois pontos em casa, fruto de dois erros de "bebé" dos jogadores encarnados. Com este empate, o Benfica faz 60 pontos, os mesmos que o FC Porto. Recorde-se que os encarnados têm vantagem no confronto direto. Já o Belenenses faz 37 pontos e continua no sétimo lugar, a dois pontos do sexto.
Jonas marcou o primeiro golo da partida aos 55'.
https://www.vsports.pt/embd/50794/m/449776/tsf/478f383c76dc0c2776e804aa8fe11485?autostart=false
Samaris fez o segundo aos 65'.
https://www.vsports.pt/embd/50795/m/449776/tsf/f8f6a4cab01e954c1fdb6aa08c3a7088?autostart=false
Vlachodimos cometeu um grande erro aos 68'.
https://www.vsports.pt/embd/50796/m/449776/tsf/e46d735a373b60f5d5e78704fb5b627b?autostart=false
Kikas empatou o jogo aos 70'.
https://www.vsports.pt/embd/50797/m/449776/tsf/4608c0253751a2dfd5d46eabb8a11267?autostart=false
Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Samaris, Florentino e Pizzi; Rafa, Jonas e João Félix.
Onze da Belenenses SAD: Muriel; Gonçalo Silva, Nuno Coelho e Sasso; Diogo Viana, André Santos, Eduardo, Lucca e Zacarya; Kikas e Licá.
O jogo foi apitado por João Capela, assistido por Paulo Brás e Jorge Cruz. Hélder Malheiro esteve no VAR e Bruno Jesus no AVAR.
Suplentes do Benfica: Svilar; Yuri Ribeiro, Gedson, Krovinovic, Zivkovic, Cervi e Jota.
Suplentes do Belenenses: Mika; Matija, Sagna, Luís Silva, Nico Velez, Kiki e Calila.