FC Porto celebra os 125 anos com vitória sobre o Tondela. Dragões na liderança
Campeões nacionais demoraram 85 minutos a marcar, mas conseguiram aproveitar o deslize do Benfica em Chaves.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu na noite desta sexta-feira o Tondela por 1-0, com um golo de Soares marcado aos 84 minutos.
Em noite de aniversário, foi o FC Porto que entrou mais forte no jogo. Talvez inspirados pelos 125 anos do clube, os dragões procuraram chegar à vantagem desde muito cedo, com Brahimi, Herrera, Marega e Aboubakar a revelarem-se as unidades mais perigosas dos portistas.
Com muito caudal ofensivo da parte dos portistas, foram os defesa do Tondela quem começou a destacar-se, em especial Cláudio Ramos e Ricardo Costa.
Marcar de bola corrida não se revelou uma tarefa fácil, e as bolas paradas também não ajudaram. Éder Militão, na sequência de um canto, desviou a bola para o poste da baliza tondelense e Alex Telles e Sérgio Oliveira fizeram remates perigosos, mas inconsequentes, ao marcarem livres diretos.
Ao intervalo, face à ineficácia portista e à aparente incapacidade do Tondela em criar perigo, o marcador estava a zeros.
O "futebol champanhe" de Sérgio Conceição saía da garrafa em cascata, o problema era acertar no copo.
Aboubakar era um dos homens mais perdulários: terminou a primeira parte com um falhanço à boca da baliza e na segunda parte repetiu a dose.
Soares, Corona e Hernâni entraram para tentar parar com o desperdício, mas essa tarefa revelou-se difícil. Difícil, mas não impossível.
Cláudio Ramos quis ser o garçom de serviço e tomou a responsabilidade de servir o champanhe ao Porto aos 85 minutos.
O guarda-redes português do Tondela não foi capaz de segurar um remate feito de fora da grande área por Barhimi e deixou a bola escapar para a sua frente. Soares só tinha que encostar, mas preferiu fuzilar.
Até ao final do jogo, Felipe quase estragou a festa portista, ao envolver-se numa confusão com Juan Delgado e alguns membros do banco do Tondela. A verdade é que os ânimos acalmaram ao final de cerca de um minuto e ninguém teve que abandonar a festa mais cedo.
Com esta vitória por 1-0, o FC Porto está na liderança do campeonato, pelo menos até domingo, data em que o SC Braga vai ao Jamor para defrontar o Belenenses.
Onze do FC Porto: Casillas, Maxi, Felipe, Militão, Alex Telles, Otávio, Herrera, Sérgio Oliveira, Brahimi, Marega e Aboubakar
Onze do Tondela: Cláudio Ramos, David Bruno, Ícaro, Ricardo Costa, Joaõzinho, Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Tomané, Xavier, Sérgio Peña, e Murillo
A equipa portista tinha duas motivações extra para este jogo: a primeira era o deslize do Benfica, esta quinta-feira, em Chaves, onde os encarnados empataram 2-2.
A segunda é o aniversário do clube. Os dragões fazem esta sexta-feira 125 anos e a TSF recordou algumas das histórias do clube: O capricho da noiva que pode ter levado à extinção do primeiro FC Porto e O São João que tudo mudou para o FC Porto.
Suplentes do FC Porto: Vaná, Chidozie, Hernâni, Óliver, André Pereira, Corona e Soares.
Suplentes do Tondela: Pedro Silva, Jaquité, Pité, Juan Delgado, Moufi, Ricardo Alves e Arango.